O consumo de bebidas alcoólicas vem entrando cada dia mais cedo na vida dos adolescentes e os leva com mais facilidade para o uso de drogas pesadas segundo apontou pesquisas recentes divulgadas por instituições e órgãos brasileiros.
Segundo o Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54% dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência.
Com um número cada vez mais alto de pessoas consumindo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que o álcool mate 320 mil jovens todos os anos e está entre as principais causas de adoecimento e morte no Brasil.
A pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apontou ainda mais de 60 tipos de doenças ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas.
A maioria dos jovens que iniciam sua vida nas drogas mais pesadas testemunham que o álcool foi a porta de entrada para elas.