A Copa de 2014 terá como cabeça de chave uma seleção que esteve presente em só três Mundiais nos últimos 47 anos e que nunca conseguiu ir além das quartas de final.
A Suíça assegurou lugar entre os oito privilegiados no sorteio que vai definir as chaves da competição ao derrotar a Eslovênia por 1 a 0. A vitória fará com que a equipe europeia apareça entre as sete primeiras colocadas no ranking da Fifa, que será divulgado na quinta.
A classificação na lista de seleções no meio de outubro de 2013 foi o critério definido pela entidade para escolher os cabeças de chave da edição brasileira do Mundial.
Segundo a ferramenta de projeção de pontos existente no site da Fifa, Espanha, Argentina, Alemanha, Bélgica e Colômbia, além do Brasil (país-sede), também encabeçarão grupos.
Se for ao Mundial, o Uruguai gozará do benefício, já que bateu a Argentina na terça-feira, em casa, por 3 a 2. Os uruguaios ainda vão disputar a repescagem contra Jordânia.
Caso a seleção do técnico Óscar Tabárez não consiga a classificação, a Itália, tetracampeã mundial, e a Holanda, vice em 2010, vão herdar esse direito.
As duas seleções aparecerão na próxima edição do ranking com 1.136 pontos. A Fifa não revela a casa decimal das pontuações, qual dos dois países está na frente e ficará com o posto caso o Uruguai fracasse nas eliminatórias.
Ser cabeça de chave dá à equipe o privilégio de não enfrentar os outros favoritos, em tese os adversários mais fortes, na primeira fase da Copa.
Mas, com a decisão da Fifa de estabelecer os melhores colocados do ranking como os cabeças de chave, é possível que o Mundial de 2014 reserve até mais de um “grupo da morte”, como são chamadas as chaves em que seleções candidatas ao título se enfrentam logo no início do Mundial.
O Brasil, por exemplo, pode ter em seu grupo seleções como Holanda, Itália ou Inglaterra.
/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }
/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }
