Jujuba de São João: Junho & Julho vem aí, chegue logo, por favor! Quero muito festejar as festas de São João!
(David Lorenzon Ferreira)
Milho Cozido, Pipoca, Quentão: delícias típicas das festas juninas em uma época do ano bem aconchegante para todos nós aqui no Brasil.
Arroz Doce, Canjica, Pamonha e Pinhão: misturas festivas que toda vovó sempre faz nas festas juninas & julinas no interior do nosso país.
Doce de Abóbora e de Batata-Doce, Pastel Junino, Quindim e Cuscuz: quem disse que gordices assim não aquecem o estômago e o coração do povão sertanejo local ou do cidadão cosmopolitano.
Pé de Moleque, Maria-Mole, Quebra Queixo e Cocada: após uma rodada saltitante da quadrilha ao redor da fogueira, nada melhor do que revitalizar as forças com um bom Vinho Quente ou quiçá um Chimarrão caliente, mas que não doa o dente da gente. Bah Tchê!
Suspiro: Ah sim! E, sem fôlego posso até ficar após tanta harmonia entre as pessoas reunidas por aqui, por lá e acolá. A quermesse na igreja é cultura popular, nossa tradição caipira, que nunca deixaremos de gostar. Pamonhas, pamonhas de Piracicaba, cozidas na hora e servidas com chá: ou você “pira” ou “cicaba” sinhá.
Rosquinhas de São João, Broa de Fubá, Bom-Bocado, Biscoito de Polvilho com Suco de Milho Verde: que gostinho mais saudoso que não paro de lembrar. Quero ver quem vai deixar de pedir a Santo Antônio, um amor para seu lar, um amor para amar, um amor que saiba até cozinhar; todas essas delícias e gordices que vovó costumava me mimar.
Chega de tanta prosa e vamos logo festejar: Pule a fogueira Iaiá, pule a fogueira ioiô, mas cuidado para não se queimar, porque essa fogueira já queimou o meu amor, seja lá quem ele (a) for!









