60 animais, 45 cães e 15 gatos, estão com cirurgia de castração marcada para este sábado (31), com início dos trabalhos previsto para as 8h30. O agendamento foi feito pelas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) Boa Esperança I e II e Javari I no início da semana. A iniciativa do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria de Saúde, em parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Vira-Lata Vira Vida, faz parte do Projeto Castração Legal de 2014.
Está será a nona edição do mutirão de castração, que teve início em dezembro de 2012. As tendas cirúrgicasinfláveis serão montadas na quadra aberta da Escola Estadual Jardim dos Manacás, o que também proporcionam um bom acolhimento para a comunidade onde são realizados os mutirões de castração. O evento contará com o trabalho de técnicos do CCZ, voluntários da Vira-Lata Vira Vida, além de representantes do PSF e do programa Escola da Família desenvolvido na unidade de ensino.
“Professores das Escolas Estadual e Municipal do Jardim dos Manacás foram capacitados para atuarem junto aos alunos e pais abordando a importância da castração para os animais, e também forma informados sobre os objetivos do projeto”, informou Eliane de Carvalho, coordenadora do CCZ. Nos oito mutirões já realizados foram castradas 602 animais, a maioria cadelas. O objetivo principal dos mutirões de castração é oferecer à comunidade mais carente a oportunidade da cirurgia aos cães e gatos de forma gratuita visando diminuir o abandono de crias indesejadas e os maus tratos aos animais.