A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA) prossegue com a obra de reconstrução da ponte no bairro Pau Queimado, sobre o ribeirão dos Marins, na estrada Luiz Marchini, PIR – 007/W.
A obra, iniciada no dia 20 do mês passado, deverá estar concluída em meados de julho.Para sua execução, a estrada está interditada, havendo, no entanto, acesso em ambos os lados, tanto pelo bairro Pau Queimado, como pela estrada da Nova Suíça. Esta ponte tem 8 m de comprimento, 4,50 m de largura e será levantada passando a ter 3 m de altura, para maior vazão em épocas de chuvas.
O secretário da Agricultura, Waldemar Gimenez, informou que foram colocados os 16 esteios de sustentação da ponte, sendo oito de cada lado. Segundo ele, estas peças são confeccionadas em eucalipto tratado e possuem 6 m cada uma, apontados de um lado e cravados com equipamento próprio, penetrando 3 m dentro do solo e ficando 3 m de fora.
Waldemar esclarece que, por meio de um sistema desenvolvido pela Sema, de placas de concreto de 4 x 1 x 0,15 m armadas, são assentadas horizontalmente, encostadas nos esteios cravados anteriormente. São 12 placas, seis de cada lado da ponte, formando as cercas de frente e de ala, sendo que logo após, esse assentamento, é feito o aterro e a compactação do solo. Cada placa de concreto dessas, pesa aproximadamente 2 toneladas.
Hoje (3), está sendo iniciada a fase de colocação dos travesseiros (peças de eucalipto tratado de 5 m x 0,30 m), colocados transversalmente e com encaixes tipo macho e fêmea na cabeça dos esteios, travando os mesmos no sentido transversal. Esses encaixes são feitos com motoserra e também manualmente com formão cortante.
Esses travesseiros serão posteriormente travados com cabos de aço e cintas metálicas e sobre eles serão colocadas treze peças de eucalipto tratado de 12 m x 0,30 m, sempre colocadas pé com ponta, que estarão formando o piso da ponte, numa largura final de 4,50 m.
Após esse serviço serão colocadas ainda 2 peças de eucalipto, no sentido do trânsito, encostadas nas laterais da ponte, formando o que chamam de guarda-terra.
Na sequência o piso é recoberto com uma camada de material plástico para proteger a madeira (evitar apodrecimento em função da umidade), pois sobre esse piso será feito o preenchimento com terra e posteriormente cascalho. E a finalização da obra é feita com os guarda-corpos laterais e a pintura geral.