Com objetivo de garantir que não haja redução nos estoques dos hemocentros, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população para doar sangue.
Em virtude da queda nas temperaturas, os hemocentros do Estado de São Paulo e os bancos de sangue da capital paulista registram uma diminuição média de 50% nas doações de sangue. Tipo “O negativo” é o fator sanguíneo como menor oferta de doação.
Com a intensificação do fluxo de pessoas circulando pelo Estado por conta da Copa do Mundo e da antecipação das férias escolares, pode haver elevação no número de acidentes de trânsitos, o que gera maior demanda de sangue nas emergências hospitalares para atender a cirurgias com necessidade de transfusões .
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, portar documento de identidade original com foto, estar alimentado e evitar tanto à ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação quanto o uso de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.
“No frio as pessoas estão menos dispostas a saírem de casa para doarem sangue. Mas é importante que a população contribua com os estoques e, assim, ajude a salvar vidas”, afirma o coordenador da Hemorrede da Secretaria, Dante Langhi.
A lista dos postos de coleta de todo o Estado está disponível no site www.saude.sp.gov.br/doesangue. Os dias e horários de funcionamento dependem de cada unidade.
AVISO LEGAL:
Responsável por comercializar as marcas Júnior Cardoso, PIRANOT e JCARDOSO, a EJUCA informa que não se responsabiliza pelo conteúdo
ainda gerado pela geradora de conteúdo em Piracicaba/SP, e, em qualquer ‘necessidade’, ou suspeita, que ‘respingue’ ou ‘afete’ as marcas comerciais administradas por nós, cortaremos a “parceria”, “de boa vontade”, vigente”, em respeito aos nossos anunciantes e público.