Os melhores do humor mundial serão conhecidos amanhã, durante a solenidade de premiação do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, a partir das 19h30. Na sequência, acontece a abertura oficial da mostra principal e das paralelas, no Armazém 14. Este ano, 576 artistas de 55 países enviaram 2.562 trabalhos para o evento. Destes, 368 foram selecionados para a mostra principal, nas categorias caricatura, cartum, charge, tiras/HQ e desenhos temáticos do Prêmio Indignação. O 12º Salãozinho de Humor também será aberto no Armazém 14 A. Para a cerimônia de premiação serão distribuídos ingressos na sexta, 22, em horário comercial, e no sábado, 23, até uma hora antes do evento. Podem ser retirados dois convites por pessoa.
A realização do Salão é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico).
O público que visitar a exposição verá 122 caricaturas – incluindo sete esculturas -, 78 cartuns, 56 charges, 68 tiras/HQ e 44 desenhos do prêmio Indignação, todos trabalhos inéditos, escolhidos por um júri formado por jornalistas e cartunistas.
A pintora Frida Khalo, o escritor Gabriel García Marquez, o presidente russo Vladimir Putin, o jogador argentino Messi e o compositor brasileiro Cartola foram algumas figuras que serviram de inspiração aos caricaturistas.
Temas como política, liberdade, opressão, fome, relações afetivas, espionagem e a influência da tecnologia na vida das pessoas também foram abordados nas charges, cartuns e Tiras/HQs dos artistas dos 55 países.
“O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que chega a 41 edições ininterruptas, tem sido responsável por incentivar, ao longo de sua trajetória vitoriosa, o pensamento crítico por parte daqueles que o prestigiam. E os artistas que enviam seus trabalhos têm uma importante vitrine para evidenciar o pensamento dos quatro cantos do mundo. A expectativa é de realizarmos mais uma edição de sucesso, algo que tem sido a marca do nosso Salão”, afirma Rosângela Camolese, secretária da Semac.
No último sábado, 16, foi a vez do júri de premiação se reunir para a difícil tarefa de definir os premiados, que serão conhecidos no próximo sábado. “Gostaria de parabenizar a Comissão Organizadora pela escolha do júri. A qualidade do Salão aumenta a cada ano e, com ela, a competência do júri. Está cada vez mais difícil estabelecer um processo e ser justo. Quando você compõe o júri você tem de acertar”, elogiou Fausto Longo, arquiteto e um dos criadores do Salão, que coordenou o processo de premiação.
O júri foi composto ainda pelo humorista Paulo Bonfá, o presidente da Adjori-SP (Associação de Jornais do Interior de São Paulo), o jornalista Carlos Balladas, o escritor e jornalista Jorge Cunha Lima, além dos cartunistas Luiz Carlos Fernandes, da colombiana Elena Ospina e do belga Luc Descheemaeker.
PRÊMIOS
A edição 2014 do evento vai distribuir no total R$ 51.500 aos vencedores de cada uma das categorias cartum, charge, caricatura e tiras/HQ, Prêmio Temático Indignação e dos prêmios Águas do Mirante, Unimed, Câmara Municipal, Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto. No prêmio júri popular concorrem os artistas que ganharem menções honrosas e a votação será feita pela internet após a abertura da mostra.
O melhor trabalho entre os premiados conquista o Grande Prêmio Zélio de Ouro, homenagem a um dos criadores do Salão, Zélio Alves Pinto, no valor de R$ 10 mil.