O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba), calculado pela Ejea (Esalq Jr. Economia e Administração) em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), registrou 74,83 pontos no trimestre fechado em agosto, o que representa incremento de 12,39% em relação aos meses de maio, junho e julho, quando foram computados 66,58 pontos.
Os números revelam otimismo dos varejistas em relação ao setor no trimestre, que também coincide com o período sucedido pela realização do evento esportivo: Copa do Mundo. Em praticamente todos os quesitos que compõem o ICV-P, foi observada alta nas variações. O ICA (Índice de Confiança Atual), que mede a confiança dos varejistas em relação à economia e as suas vendas no mês, apresentou um aumento de 14,65 % e o Índice de Confiança Futura (ICF) demonstrou alta de 13,46%.
“Os varejistas parecem estar se recuperando do pessimismo atravessado no trimestre anterior. O ritmo das contratações está recuperando ‘fôlego’. Puxada pela melhora no comércio, as oportunidades de trabalho voltaram a crescer em Piracicaba, fechando o mês de agosto com saldo positivo, apesar da dificuldade da indústria. A primeira parcela do 13º salário, que já começou a ser paga a aposentados e pensionistas do INSS, em agosto, também deve injetar renda de forma robusta na economia da cidade, além das contratações de fim de ano. O desempenho das vendas no período, que recebeu o incentivo da data comercial: Dia dos Pais, a qual apresentou alta de 2,82%, e do período de liquidações de coleções, também, teve resultados positivos, os quais podem ter influenciado na variação no subíndice: Vendas Atuais, que apresentou crescimento de 13,22%. Assim, acreditamos que o ‘ânimo’ dos logistas deve vir a ser renovado para os próximos meses do ano”, afirma o presidente da Acipi, Angelo Frias Neto.
ICV-P
O indicador tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.