Júnior Cardoso – PiraNOT Piracicaba
Chuva forte e rápida alagou shopping, avenida e favela em Piracicaba
A chuva que caiu por volta das 20 horas dessa segunda-feira (29), alagou parte da área de expansão do Shopping Piracicaba, a mesma que esteve na mídia após um buraco que se abriu em Novembro em uma alça de acesso ao estacionamento superior. Na época, o incidente também aconteceu após uma chuva forte.
Nessa noite, clientes filmaram o momento em que parte do piso inferior da ala nova do centro de compras foi alagada por água que caia, segundo as redes sociais, pelo teto.
Seguranças isolaram a área e tentaram manter o público longe do local. Uma funcionária pública usou o face book para desabafar. “Nossa meu, o negócio lá está tenso. É goteira por todo lado e como se não fosse nada, o piso inferior está completamente alagado. Ninguém entrava, nem gente, nem carro. Um caos no trânsito no meio da chuva” disse Ketlyn V.
Diversos vídeos estão nas redes sociais e mostram os funcionários desesperados tentando rodar parte da água. Clientes que estavam no local passaram a criticar o shopping conforme relataram pessoas ouvidas pela reportagem.
Diante da situação, as lojas dessa área foram aos poucos fechando e abandonando o espaço. Não há informações se a água danificou mercadorias e consequentemente tenha provocado prejuízos aos lojistas.
Confira abaixo vídeos postados nas redes sociais que mostram pessoas rodando a água tentando evitar que a mesma chegasse a parte antiga do centro de compras onde os serviços foram mantidos.
No dia 18 de Novembro, a Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou um requerimento do vereador Paiva, do PT, que solicitava ao prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, informações sobre a construção da área de expansão. Na época, outros vereadores se disseram preocupados com relatos de funcionários. Um deles foi Gilmar Rota, do PMDB. “Eu também fui procurado por pessoas que andam pelo shopping principalmente na ala nova e escutam barulho de trinca. Inclusive tem um vigilante noturno conhecido meu que falou que a noite escuta-se coisas explodindo dentro da parede” disse o vereador que na época fez um apelo ao então presidente da Câmara, João Manoel. “Senhor presidente, não sei se pode, mas eu vou mais além, peço que a comissão de obras dessa casa (Câmara), oficialize o Crea e peça algum laudo” e completa ele expressando uma opinião “Vai acontecer uma tragédia, tem que cobrar do executivo para que alguém vá lá e dê um laudo definitivo daquilo” disse Rota.
Em nota enviada para a imprensa no dia 21 de Novembro, o Shopping Piracicaba repudiou boatos de que o prédio sofria problemas estruturais. Na época, o centro de compras garantiu que não existe risco de desabamento de nenhuma de sua edificação, disse ainda que todas as licenças necessárias para o funcionamento do empreendimento estão em conformidade com a legislação vigente e que as obras, o projeto e as estruturas pré-moldadas foram planejadas e executadas por empresas respeitadas por seu trabalho no mercado da Construção Civil e completou que o prédio passa por vistorias e análises técnicas regulares feitas por empresas especializadas no setor, cujos laudos atestam e garantem que a edificação se encontra em perfeitas condições estruturais.
O PiraNOT entrou em contato no começo da madrugada dessa terça-feira com a assessoria de imprensa do Shopping Piracicaba que confirmou a inundação em um de seus 12 corredores devido ao volume intenso de chuva. Segundo o centro de compras, esse corredor ficou duas horas fechado e depois foi novamente reaberto aos clientes.
.
MAIS ALAGAMENTOS:
Diversos outros pontos da cidade foram alagados ontem (29), por causa da chuva forte. Moradores da favela Alphaville Algodoal perderam objetos de valor, alimentos e até mesmo os seus barracos durante uma enchente que atingiu o local. Moradores dizem que a água subiu rápido demais. Na Avenida 31 de Março, na zona leste, houve mais pontos de alagamentos o que deixou o trânsito complicado na região.
.
QUEDAS DE ÁRVORES:
O Corpo de Bombeiros de Piracicaba teve bastante trabalho na região central nessa madrugada. Segundo internautas, diversas árvores caíram na cidade. Um carro de um policial militar foi atingido por uma. Para mais informações sobre essa e outras notícias sobre a chuva acesse: www.piranot.com