O Memorial do Empreendedorismo da Acipi retomou suas atividades após breve recesso das visitas guiadas na sede da entidade. As visitas, que acontecem de terça a sexta-feira, permitem um resgate da história do empreendedorismo de Piracicaba e também oferece informações que proporcionam novos sentidos e interpretações do presente aos seus visitantes, em um espaço dinâmico e interativo.
No mês de julho, a entidade comemora três anos de funcionamento do espaço com eventos especiais. A programação contará com palestra e a participação do Memorial, pela terceira vez consecutiva, na Semana Nacional de Museus.
No total, mais de seis mil pessoas já visitaram o espaço em visitas guiadas, entre elas, destacam-se os alunos do ensino fundamental de Piracicaba. Para a professora coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino – Região de Piracicaba, Letícia Vidor de Sousa Reis, as visitas ao Memorial são relevantes à comunidade escolar. “Julgo que este resgate histórico é bastante relevante, pois é muito bem fundamentado historicamente, no que respeita aos documentos históricos escritos, visuais, audiovisuais, orais e materiais.Vale ressaltar ainda que, a linha do tempo situada na parte inferior do painel, permite a contextualização do acontecimento histórico ocorrido naquele dado momento. Dessa forma, os visitantes podem situar-se mais facilmente no tempo e no contexto histórico”, relata.
Segundo a coordenadora do projeto do Memorial do Empreededorismo, Marly Therezinha Germano Perecin, trata-se de um espaço físico e sociocultural que remete aos fatos memoráveis do desenvolvimento econômico de piracicaba, a partir do século XVIII até o presente. “Partimos para o tratamento das experiências agrícolas, comerciais e industriais desse período e da construção do seu significado no campo da memória e da história, a fim de que o mesmo possa ser observado, avaliado, revalorizado no espaço reservado pela Acipi para seu Memorial”, destaca.
Visitas –O Memorial do Empreendedorismo da Acipi funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, na rua do Rosário, 700, Centro. Horário especial noturno: às quartas-feiras, das 19h às 22h. As visitas são gratuitas devem ser agendadas previamente pelo telefone: 3417-1766, ramal 736, ou pelo e-mail: memorial@acipi.com.br