Júnior Cardoso – PiraNOT Piracicaba
E-mail: jr.cardoso1@hotmail.com / redacao@piranot.com
A chuvas que caíram na região de Piracicaba elevou o nível do rio Piracicaba e o levou à estado de emergência no final da madrugada dessa quarta-feira (18).
Segundo dados do DAE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), por volta das 5 horas da manhã o manancial atingiu 3,25 metros de profundidade e entrou em estado de atenção. Já as 8 horas o rio continuou subindo e chegou a 3,70 metros e entrou em estado de alerta, mas não parou por ai. As 11 horas o manancial ultrapassou a margem de extravasamento que é de 4,20 e ás 16 horas alcançou o seu maior pico, de 4,38 metros.
Em termos de vazão por metros cúbicos, ás 16 horas o recorde registrado foi de 489 mil litros por segundo. É o maior registrado desde o ano de 2012.
Os números representam recorde na vazão do manancial dos últimos meses e é a maior alta desse ano. A maior tinha sido em 11 de Fevereiro quando o rio registrou 2,87 metros de profundidade.
Dada a alta do rio, a Defesa Civil de Piracicaba está de plantão para auxiliar moradores e comerciantes que moram próximos à rua do porto.
Tem fotos da alta do Rio? Fez um self com ele? Nos mande no Whatsapp da nossa redação: 19991341125. Participe!