A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba divulgou nessa quinta-feira (26), número dos atendimentos realizados nos pronto-socorros da cidade e pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Segundo a secretaria, entre o dia 25 de Janeiro à ontem, 1.788 pessoas foram atendidas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e na Central de Ortopedia e Traumatologia (COT). Desse total, 12 foram emergências, ou seja, onde há o risco de morte.
A UPA mais procurada pelos piracicabanos foi a da Vila Cristina. A unidade realizou 478 atendimentos sendo destes 352 na área clínica e 126 na pediatria. Em segundo lugar aparece a unidade do Piracicamirim com 451 atendimentos. A UPA da Vila Sônia teve 380 e por último, a da Vila Rezende, 251 atendimentos. O COT realizou ainda 228 atendimentos.
A UPA da Vila Cristina foi a que mais atendeu emergências. No total foram sete casos. Vila Rezende e Sônia realizaram duas cada uma e o Piracicamirim um.
No mesmo período, o Samu realizou 67 chamadas. Desse total 22 casos foram clínicos; quatro cardiovasculares; dois ginecológicos; três psiquiátrico; cinco traumas; três acidentes de trânsito; 27 internações hospitalares e uma transferência interunidades.
Foi realizada ainda 56 internações de pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 22 no Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) e outras 34 na Santa Casa. Do total, quatro foram vaga zero, onde há o risco de morte.