
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (6) uma ação contra a dengue voltada às famílias que residem nas favelas Três Porquinhos e Caiubi, na região do Novo Horizonte. Coordenada pela Pasta, a ação contou com apoio dos agentes comunitários de saúde das unidades do Kobayat Líbano e Santa Fé, além do orientador pedagógico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
Durante a ação, que durou cerca de seis horas, foi retirada cerca de uma tonelada de criadouros de dengue como recipientes plásticos, pneus, lonas e embalagens plásticas. Os moradores das duas comunidades apoiaram a iniciativa e auxiliaram no recolhimento dos materiais. O material foi levado para descarte por um caminhão da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
Para o prefeito Gabriel Ferrato, a ação é importante para a comunidade. “O principal é o fato de que a comunidade, por meio de suas lideranças, se uniu aos servidores para combater a dengue e outras doenças que possam ocorrer por conta do material acumulado na localidade”, disse o prefeito.
Durante o trabalho, os agentes comunitários de saúde e o orientador pedagógico do CCZ, Márcio José Ermida, abordaram a população e realizaram orientações sobre a prevenção à dengue e ao surgimento de animais peçonhentos como escorpiões e aranhas. “Foi muito produtivo, pois conseguimos mostrar que todo o entulho e lixo acumulado são abrigos de escorpiões e aranhas, que podem invadir os barracos e causar acidentes, principalmente com as crianças”, disse Ermida.
Tutora da Atenção Básica na região Oeste, a enfermeira Elaine Defavari destacou a importância do trabalho. “Temos muita dificuldade de acesso nessas comunidades e hoje, com apoio das lideranças locais, conseguimos realizar esse trabalho de conscientização das famílias. É muito bom para os moradores que as equipes façam esse trabalho e orientam a população sobre questões como a dengue, animais peçonhentos e hepatite A”, disse.






