Cerca de 60 pessoas acompanharam na última quarta-feira (01), o lançamento do tema da 9ª Parada LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) que será realizada em Piracicaba – SP. O evento ocorreu no Sesc.
Este ano a ONG Casvi pretende discutir a Diversidade Sexual e por isso o tema que será levado para as ruas no dia 8 de Novembro será: “Juventude, se liga na luta contra o preconceito e a discriminação: Por uma família que acolha a Diversidade!”.
Além da apresentação do tema, uma palestra sobre o assunto foi ministrada por Dário Neto, doutor pela USP em literatura, ativista em Direitos Humanos e membro do Conselho Estadual LGBT de São Paulo. Houve ainda a apresentação de um vídeo sobre homofobia e uma esquete produzida pelo Núcleo de Teatro da própria ONG.
Antes da parada diversas atividades em parceria com o Sesc serão realizadas. Além disso, Piracicaba sediará o 1° Encontro estadual da Juventude do Fórum Paulista LGBT, que contará com a presença de 80 ativistas jovens, do movimento LGBT de todo estado de São Paulo.
O tema Juventude e Família na Parada deste ano, segundo Anselmo Figueiredo, fundador e organizador do evento, tem como objetivo propor reflexões e debates acerca das vulnerabilidades que excluem adolescente e jovens que possuem uma orientação sexual diferente da heterossexual, o que faz com que muitos sejam discriminados na escola, excluídos do mercado de trabalho e, principalmente, expulsos de casa ou rejeitados pelas famílias que “por ignorância ou preconceito, não conseguem lidar com as diferentes identidades e acabam não acolhendo seus filhos, empurrando os mesmos para a marginalidade social”.