A Hyundai é uma das empresas, assim como a Raízen, que vem, ao lado do Governo Federal, tentando superar o momento difícil que passa o país. Segurando os empregos e tendo em vista produzir ao menos a mesma quantidade que ano passado de HB-20, modelo fabricado exclusivamente para o Brasil, a montadora anunciou um novo investimento para a fábrica que opera no bairro Santa Rosa, em Piracicaba – SP.
A empresa investirá cerca de R$ 100 milhões na criação de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Esse será o quinto da montadora no planeta e o primeiro no hemisfério sul. Os outros ficam na Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Alemanha.
De acordo com a Hyundai, o laboratório terá como objetivo desenvolver novos motores flex. “Este será um recurso fundamental para tornar nossos produtos cada vez mais competitivos, eficientes e modernos”, afirma William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.
O lançamento da pedra fundamental ocorreu na última sexta-feira e o prédio, que deverá ter três andares, ficará bem em frente do barracão principal da fábrica. A estrutura terá áreas destinadas a testes de desempenho e durabilidade dos motores, de redução de emissões, de melhoria da eficiência energética e de partida de motores em baixas temperaturas, uma situação crítica para os propulsores abastecidos com etanol. A previsão é que a unidade seja inaugurada no segundo semestre de 2016.
A Hyundai pretende gerar 50 empregos de alta qualificação profissional, na área de engenharia, com esta novidade.
Vale lembrar que meses atrás o PiraNOT já havia noticiado que a empresa planejava lançar este centro e mais, o site conseguiu informações exclusivas que dão conta que a montadora tem em mãos um projeto de expansão para a fábrica piracicabana. O lançamento das obras deverá ocorrer assim que a economia brasileira der os primeiros sinais de melhoras o que deve ocorrer nos próximos meses, mais tardar em Fevereiro de 2016.
Com os investimentos atuais e futuros, a Hyundai mostra que não quer perder a chance de crescer no país e assumir o posto de líder de vendas. Hoje ela está em quinto lugar atrás da Ford, Volkswagen, GM e Fiat.