Os acidentes envolvendo motocicletas representam mais da metade das internações hospitalares por acidentes de transporte em Piracicaba. Segundo o Datasus, até maio deste ano foram registradas 186 internações por acidentes de transporte no município, sendo 101 envolvendo motocicletas – 54,30% do total.
Em todo o ano de 2014, o número envolvendo motocicletas chegou a 226, o que representa 53,17% das 425 internações por acidentes de transportes registradas entre janeiro e dezembro do ano passado no município.
Os números se mantêm elevados desde 2010, quando foram registradas 324 internações por acidentes de transporte, com 161 envolvendo motocicletas (49,7%). Em 2011 foram, respectivamente, 294 e 172 (58,5%); em 2012, 277 e 127 (45,84%) e em 2013 foram registradas 298 internações por acidentes de transporte, sendo 159 envolvendo motocicletas (53,35% do total).
“Essa estatística é preocupante, pois além da gravidade dos acidentes e dos problemas que isso traz às vítimas, a grande quantidade de internações superlota nossos hospitais com algo extremamente evitável, que são os acidentes de trânsito”, destaca o secretário de Saúde, Pedro Mello.
No final de julho, o governo federal apresentou aos governadores uma proposta de plano de ação nacional para o enfrentamento das mortes em decorrência da violência no trânsito. O encontro, promovido pela Presidência da República, reforçou a importância de aumentar a segurança nas vias e rodovias e, consequentemente, reduzir mortes e sequelas de acidentes de trânsito, principalmente com motociclistas.
Em 2014, a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) teve os motociclistas como tema central da campanha “Sinal Aberto para a Vida”. Dividida em duas etapas, a campanha contou com um curso intensivo para capacitação e reciclagem de instrutores de CFCs (Centros de Formação de Condutores) e moto-escolas, além de curso de pilotagem defensiva a mais de 3.500 motociclistas inscritos.
“As campanhas de conscientização de trânsito são permanentes no governo do prefeito Gabriel Ferrato, o que é de fundamental importância já que 95% dos acidentes têm a imprudência como causa”, afirma Jorge Akira, secretário municipal de Trânsito e Transportes.