
O vereador Pedro Kawai (PSDB) solicitou na última semana, através de um requerimento, uma audiência pública para cobrar explicações da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para as diversas quedas de energias em Piracicaba. Alguns bairros chegaram a ficar quase 24 horas sem força no final do mês passado.
O vereador diz que o problema tem sido constante e afeta vários bairros da cidade. Ele quer ouvir as explicações da gerência da companhia no dia 14 de outubro, às 19 horas, no Plenário Francisco Coelho.
Kawai cita o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, que classifica o serviço de energia elétrica como essencial e, por isso, deve ser prestado de forma “adequada, eficiente, segura e contínua”. Para o vereador, a suspensão indevida do fornecimento discorre em responsabilidade civil das concessionárias, que são prestadoras de serviço público e respondem por canos causados em razão do corte.
Segundo o requerimento estão convocados Fábio de Camargo, gerente de negócios da CPFL, e Romeu Donizete Rufino, diretor geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Também estão convocadas autoridades municipais como o procurador Mauro Rontani, que também responde pelo Procon local, os secretários Arthur Ribeiro (Obras) e Rogério Vidal (Defesa do Meio Ambiente), e Fábio Salem Carvalho, promotor de Justiça da Defesa dos Direitos do Consumidor. Estão convidados o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e entidades civis.