17 horas após a rebelião na noite de segunda-feira (12), menores da Fundação Casa no bairro San Martin, em Campinas, tentaram promover um novo tumulto ontem, terça-feira. Funcionários e internos ficaram feridos.
Segundo a Polícia Militar, era por volta das 15 horas quando viaturas foram enviadas até a fundação para dar apoio a um princípio de rebelião. Os agentes penitenciários contaram que dois menores se desentenderam e partiram para briga. Outros internos aproveitaram a situação para tumultuar, mas em sucesso. Os próprios funcionários conseguiram reestabelecer a ordem.
A direção da unidade chamou a polícia para dar apoio externo e garantir que nenhum interno fugisse.
A fundação acredita que pelo menos metade dos 64 adolescentes internados no local entraram no tumulto com o objetivo de provocar uma nova rebelião e fuga. Eles dizem querer ter direito a saidinha de dia dos pais como os presidiários já que alguns já tem filhos.
O caso de terça e o de segunda serão investigados pela Secretaria de Administração Penitenciária e Corregedoria Geral da Fundação Casa que abrirá uma sindicância para apurar o movimento de indisciplina.
Nos dois dias o motim foi iniciado após brigas envolvendo os internos.