O rio Piracicaba segue dando um espetáculo na Rua do Porto, principalmente depois das chuvas que caíram no estado ontem. Segundo dados do Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), nesta madrugada o manancial chegou ao estado de atenção com três metros de profundidade.
Ontem à tarde o rio Piracicaba registrava dois metros de profundidade e tinha uma vazão de 119 mil litros de água por segundo. Às 23 horas do mesmo dia, depois das chuvas fortes que caíram no final da tarde, o nível subiu 1,20 metros e atingiu os 3,20 metros. Na madrugada de hoje o manancial atingiu por volta das 2 horas da manhã os 3,29 metros de profundidade e as 4 da manhã o nível voltou a cair. Até a publicação, às 09h50, o rio Piracicaba se encontrava com 2,86 metros de profundidade.
Com as novas chuvas nesta terça-feira, o manancial deve voltar a subir. Pelas redes sociais, leitores do PiraNOT comemoraram na madrugada a informação publicada em nosso grupo sobre o estado de atenção. “Que benção. Tomem cuidado, mas amém por não estar só pedra. Obrigado Deus pela chuva abençoada!” comentou Amanda Novaes.
Luciane Oliveira também falou sobre a cheia e pediu atenção a população ribeirinha. “Isso é muito bom. Graças a Deus! As pessoas que moram em lugares de riscos, vamos agilizar para não haver perdas. Devemos redobrar a atenção” disse.
A previsão do tempo aponta que deve continuar as pancadas de chuva ao longo de toda a semana em Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e Americana.
Vale lembrar que a partir dos quatro metros de profundidade em Piracicaba, há riscos de vazamento nas zonas rurais, como o distrito de Artémis.
Com o rio Piracicaba cheio, os piracicabanos aproveitam para tirar diversas fotos. Alguns estão encaminhando as imagens para nosso site. Um deles é o Tiago Mello que ilustrou essa reportagem. Ele nos contou que fez essa foto anteontem e que trabalha na Casa do Povoador, na Rua do Porto, e sempre que pode faz imagens do rio. Como todo piracicabano, um de seus maiores amores é o manancial.