As fortes chuvas que caíram ontem e na madrugada de hoje fizeram com que o rio Piracicaba voltasse a entrar em estado de atenção por volta da uma hora da manhã deste sábado, mas não parou por aí, às 10 horas ele entrou estado de alerta.
Segundo dados do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), às 14h30, horário de publicação desta notícia, o manancial estava registrando pequenos aumentos na sua vazão e nível. Neste horário, o rio estava com 383 mil m3/s na Rua do Porto onde a profundidade chegava a 3,8 metros.
Se subir mais cinco centímetros, o manancial bate recorde de profundidade. No último dia 30, após fortes chuvas na região metropolitana de Americana, o rio Piracicaba chegou a 3,85 metros de profundidade.
Vale a pena lembrar que acima dos estados de atenção e alerta, existem os de emergência com 4,2 metros e o de extravasamento com 4,7 metros de profundidade.
A situação não deve piorar. Na região da Usina de Carioba, em Americana, onde o ribeirão Quilombo se une ao rio Piracicaba, a profundidade chega em 7,2 metros. Às 14h30 por lá o estado saiu de alerta e voltou para o de atenção. Naquele local existe uma comporta onde há bastante lixo acumulado como mostra a imagem feita no mês passado por um morador de Americana.
Descendo o rio rumo a Piracicaba, em Santa Bárbara d’Oeste, o manancial continua em estado de alerta com uma vazão de 494 mil m3/s, mas está em queda após um pico por volta do meio. O Daee não divulga a profundidade do rio Piracicaba neste trecho.