
Piracicabanos podem se inscrever, até 19 de fevereiro, para as opções da segunda etapa de cursos profissionalizantes gratuitos, realizados pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda), em convênio com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) – fundamentado pela Lei Municipal nº 8.141/2014.
Serão oferecidas 314 vagas em duas modalidades: sete cursos destinados prioritariamente a desempregados e cinco a permissionários da economia informal, MEI (microempreendedores individuais) e clientes do Banco do Povo. Os cursos são: alimentador de linha de produção, assistente de departamento pessoal, inspetor de qualidade, pedreiro de acabamento, pintor de automóveis, cuidador de idosos, condutor de veículo de transporte coletivo de passageiros, empreendedorismo e negócios de oportunidade, estrutura de custos e formação de preços, gestão de estoque, gestão de pequenos negócios, higiene e manipulação de alimentos.
Assim como nos cursos do primeiro bloco, que aconteceram de novembro de 2015 a fevereiro deste ano, as aulas têm a chancela de renomadas instituições de ensino, como Fumep, Senac, Senai, Sesi e Unimep.
Os cursos têm apoio da ComEmprego (Comissão Municipal de Emprego) e do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), assim como de sindicais patronais e de trabalhadores da cidade.
As vagas são limitadas e serão priorizadas para desempregados que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho. É importante lembrar que 10% são destinadas às pessoas com deficiência.
…
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES – Para saber mais ou se cadastrar para tentar uma vaga, o interessado deve comparecer na sede da Semtre na Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, número 900, no Centro de Piracicaba.
Os requisitos é ter idade mínima de 16 anos, possuir 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental, tem que apresentar a Carteira de Trabalho original e apresentar também originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade (histórico ou declaração da instituição de ensino) e comprovante de residência atual.
…
JÁ APTOS – Até este mês, 252 profissionais concluíram os cursos de qualificação profissional da primeira etapa do convênio entre Prefeitura e Acipi nas áreas de: ajudante de cozinha, almoxarife, auxiliar de manutenção predial, confeiteiro, cozinheiro geral, operador de caixa, padeiro, atendimento ao cliente, técnicas de vendas no varejo e movimentação de produtos perigosos (MOPP).






