O leitor do PIRANOT, Célio Ramos, publicou no Youtube nesta quinta-feira o momento em que o jacaré “Bacana” foi capturado na lagoa que fica na rotatória da avenida Alberto Vollet Sachs com rua Santa Catarina, no bairro Nova América. O réptil foi solto a tarde na região do Tanquã, conhecida como mini pantanal paulista, onde já vivem outros de sua espécie.
Segundo o leitor, as imagens foram gravadas por um amigo que acompanhava o trabalho realizado pelo veterinário piracicabano Thiago Vilalta, especialista em clínica e cirurgia de animais silvestres e indicado pelo Departamento de Fauna (Defau), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Nas imagens, vemos que a equipe coordenada pelo especialista aproveita o momento em que o jacaré voltava para dentro do lago para prender o seu rabo. Ele fica bravo, reage e logo em seguida é preso também pela cabeça. Vilalta se senta em cima do animal e começa o trabalho de imobilização para o transporte. O vídeo completo você assiste no final desta reportagem.
Antes de ser solto no Tanquã, o Bacana passou por exames e um chip foi implantado em seu corpo o que permitirá que o mesmo seja acompanhado.
Vivendo há anos no local, o jacaré virou um ponto turístico de Piracicaba atraindo diversas pessoas para observá-lo. Ele foi solto na rotatória por um morador do bairro trazido de um sítio de Santa Maria da Serra ainda filhote junto com um segundo réptil que faleceu pouco depois. Durante todos esses anos, o homem alimentava o jacaré diariamente com peixes, por isso o mesmo nunca atacou ninguém.