
O nível do Rio Piracicaba voltou a subir ontem depois das fortes chuvas que caíram em todo o Estado de São Paulo, o que elevou rapidamente sua vazão. Em Americana, o rio se encontra desde ontem à tarde em extravasamento e em Piracicaba está bem próximo desse estado.
Segundo dados do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), às 15h30 deste sábado, o nível na Rua do Porto era de 4,56 metros de profundidade e o estado era de emergência. O de extravasamento neste ponto começa com 4,7 metros, mas é só depois de 5 metros de profundidade que ele começa a tomar as ruas no município.
De acordo com o presidente da Defesa Civil da cidade, Carlos Alberto Razano, equipes de plantão serão mantidas para acompanhar a situação e tomar as devidas providências, em caso de enchentes.
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba disse que tem um Programa de Prevenção de Enchentes que desenvolve desde 2009 com ações que envolvem todos as Secretarias e que visa agilizar os trabalhos de atendimento às famílias vítimas de enchentes. Os moradores das regiões afetadas podem ligar para o 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Ainda de acordo com dados do DAEE, Americana continua sendo o ponto mais crítico do rio Piracicaba. Por lá o manancial continua em estado de extravasamento, conforme publicou ontem o PIRANOT. Às 15h30 ele se encontrava com 8,7 metros de profundidade. Ontem de manhã ele estava com 7,7 metros neste trecho que passa depois por Santa Bárbara d’Oeste antes de chegar em Piracicaba.






