
De ontem para hoje e em menos de 24 horas, choveu em Piracicaba 38 milímetros. Geralmente em março na cidade chove apenas 50 milímetros. Ou seja, em menos de um dia choveu 76% do normal para o mês. O bairro Maracanã, na periferia, está alagado e isolado.
Segundo o Centro de Monitoramento Piracicabano – CMP, isso quer dizer que caiu 380 litros de água a cada um metro quadrado. “Essa chuva é causada por uma zona de convergência que vem da Amazônica e deve continuar até quinta feira”, disse Rodrigo Possebom que faz o monitoramento do tempo em toda a região.
Por causa da chuva, o rio Piracicaba voltou a subir. Conforme noticiamos no final de semana, o manancial quase entrou na cidade no estado de extravasamento. Isso ocorreu em Americana. No começo da madrugada de hoje, ele saiu de todos os alertas, mas às 03h50 voltou a subir com força e entrou novamente em atenção, segundo dados do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Às 08h20 da manhã, por exemplo, o rio se encontrava com 3,52 metros de profundidade na região da Rua do Porto e tinha uma vazão de 333 mil litros de água por segundo.
Para extravasar, o manancial tem que atingir 4,7 metros de profundidade. Para invadir as ruas da cidade, o rio Piracicaba precisa de pelo menos cinco metros de profundidade.
Na zona leste, o bairro Maracanã está isolado desde às 09 horas da manhã segundo leitores do PIRANOT. “A água do ribeirão do Piracicamirim está subindo. Estamos isolados. Não tem ninguém da Defesa Civil aqui”, contou Beatriz Fernanda.






