A Guarda Civil de Piracicaba iniciou treinamento com 50 alunos do Curso de Formação que deverão reforçar o efetivo da corporação no início de junho deste ano após a formatura. O treinamento denominado CQB (Close Quarter Battle), que em português significa “Confronto em locais confinados”, é um tipo de ação militar onde utiliza-se um conjunto de técnicas e táticas para adentrar em um ambiente hostil, com elevada probabilidade de confronto, objetivando minimizar os riscos da equipe policial.
Esse tipo de ação foi desenvolvida pela SAS (Special Air Service – Serviço Aéreo Especial), na Grã-Bretanha, nos anos 70, visando o combate antiterrorismo, onde se era necessário uma ação rápida e precisa. O CQB tornou-se popular nas unidades policiais de todo o mundo, pois seu emprego é ideal para o confronto urbano, cujos cenários típicos são casas, favelas, barracões, cômodos, barracos, vielas e outros lugares anormais. Os treinamentos contam com 40 horas de aula, sendo quatro delas teóricas e 36 práticas.
Segundo Marcelo Oliveira, policial civil que ministra os treinamentos juntamente com quatro instrutores, o treinamento é de extrema importância, pois traduz exatamente situações que os alunos deverão encontrar nas ruas. “Os alunos serão colocados sob elevado nível de estresse e passarão por diversos tipos de exercício, onde em questão de segundos deverão decidir e agir, diferenciando os alvos que representam perigo, daqueles que representam cidadãos de bem.”
Nos treinamentos serão utilizados equipamentos de paintball, para aproximar ainda mais os exercícios da realidade. “Os treinamentos serão realizados tanto com a luz do dia, quanto em baixa luminosidade. Cada aluno efetuará em média de 400 disparos e deverá repetir os exercícios exaustivamente. O perigo é inerente à profissão policial e como não é possível reduzi-lo a zero, é de real importância o treinamento constante para pelo menos minimizarmos esse risco.”, contou Oliveira.