quinta-feira, março 12
Foto: Angela Cristina Toledo / Grupo PiraNOT.com - Facebook
Foto: Angela Cristina Toledo / Grupo PiraNOT.com – Facebook

Mosquitos coloridos assustaram moradores da zona leste de Piracicaba nos últimos dias. Alguns fizeram imagens e procuraram o PIRANOT para obter respostas. Em nota, a Secretaria de Saúde do município esclareceu algumas dúvidas.

Uma das que fotografou os bichinhos foi Ângela Cristina Toledo. “Agora os mosquitos estão coloridos. O que será que está acontecendo?”, questionou.

Procurada, a Secretaria de Saúde de Piracicaba confirmou que se tratam dos mosquitos do projeto Aedes do Bem soltos nos bairros Cecap e Eldorado. “Nos dias 28 e 29 de março de 2016, machos do Aedes do Bem coloridos (azul, laranja, rosa e amarelo) foram liberados no CECAP/Eldorado para estimativa do tempo de sobrevivência dos mesmos. Coletas diárias das armadilhas de adultos serão realizadas por 12 dias para recaptura dos mosquitos coloridos e posterior estimativa do tempo de vida dos mosquitos após a liberação.”, disse a pasta.

Os mosquitos coloridos são os mesmos machos do Aedes do Bem que vem sendo liberados no CECAP/Eldorado desde 30 de abril de 2015, ou seja, não picam e são totalmente seguros, segundo a Secretaria.

“O método de marcação e recaptura é um método comumente utilizado em estudos de ecologia e epidemiologia para medir parâmetros populacionais, como tamanho populacional, sobrevivência e movimentação. Foi utilizado pela primeira vez em 1896 e, desde então, tem sido empregado com frequência nos mais diversos grupos animais. Neste método, indivíduos marcados com pó colorido são liberados e depois recapturados com ajuda de armadilhas para contagem dos indivíduos anteriormente marcados. Desta forma, uma estimativa da população marcada em relação à não-marcada pode ser calculada.”, disse.

.

VIROU PIADA – Após a publicação no nosso grupo de interação no Facebook, o “PiraNOT.com”, e compartilhado pelo jornalista Júnior Cardoso, que faz o contato do site com seus seguidores, mais de 161 comentários foram registrados em 24 horas, fora as mais de 365 curtidas e inúmeros compartilhamentos.

Sem saber o motivo dos mosquitos serem coloridos, alguns leitores fizeram piadas. “Chegaram atrasados para o carnaval. Não faltava mais nada né?”, disse Rodrigo Leite.

“Os mosquitos vermelhos são o PT contra os verdes e amarelos que são o Brasil”, brincou Alex Paschoal.

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

Redação - PIRANOT

Redação - PIRANOT

Jornalista

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de…

Compartilhar.

Fundado em 18 de novembro de 2011, o Jornal PIRANOT é uma marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA. Aqui, notícias de Piracicaba são prioridades. Confira tudo o que acontece de mais importante na cidade em tempo real. Jornalismo 24 horas de plantão.

Os comentários estão fechados.

ÚLTIMA HORAIdentificado motociclista que morreu na rodovia em Rio das Pedras (6 dias atrás)×
Sair da versão mobile