
A II Feira da Sustentabilidade, que ocorrerá na próxima semana (de 14 a 16/4), está com uma programação completa para receber o público na Casa do Marquês do bairro Monte Alegre, em Piracicaba. O evento com entrada gratuita será a oportunidade dos visitantes conhecerem alternativas para economia de água e energia, madeira plástica, tecidos sustentáveis, tecnologias ambientais para construção civil entre outros produtos e serviços. Palestras, gastronomia, minicursos, exposições e soluções sustentáveis compõem cerca de 50 atividades.
A abertura oficial, na quinta-feira (14), às 9h, contará com Miguel Cooper, da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, Paulo Roberto Checoli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Edinalva Inês Correa Souza, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), os patrocinadores OJI Papéis Especiais e Klabin, o apoio cultural do Sesc Piracicaba e logístico de inúmeras parcerias.
Na sequência, às 10 horas, ocorrerá a Conversa Inaugural, com Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fabíola Zerbini, do Instituto Kairós – Ética e Atuação Responsável e com Maria Zulmira Souza, da Planetária Soluções Sustentáveis. A II Feira da Sustentabilidade – Compartilhando novas leituras e inspirações é organizada pela Casa do Marquês, Casa da Floresta Assessoria Ambiental e Instituto Casa da Floresta.
A programação inclui 14 visitações de escolas e grupos que serão recebidos por monitoria, 14 minicursos, quatro mesas-redondas, 32 estandes com produtos sustentáveis e um espaço demonstrativo. A área de alimentação terá seis food trucks, uma cantina e uma cafeteria com opções saudáveis, todas comercializadas. O funcionamento será: dias 14 e 15, das 9h às 19h e 16, das 9h às 17h.
Os participantes também poderão conhecer o espaço modelo construído por 66 voluntários que se dividiram nas oficinas realizadas antes do evento. Neste local, a equipe da II Feira da Sustentabilidade mostrará composteira, banheiro seco e uma estrutura construída com bambu e fardos de feno, tratamento de água de pia e mobiliário sustentável.
Haverá, ainda, a Exposição Científica e Comunitária com 12 trabalhos representando cinco municípios do Estado de São Paulo e um de Minas Gerais, envolvendo cinco grandes universidades. Os trabalhos poderão ser conhecidos no dia 15 de abril. No encerramento da Feira será entregue menção honrosa.

REDE SUSTENTÁVEL – A II Feira da Sustentabilidade é fruto da união de um grande grupo de pessoas em torno de uma causa que já congrega a expertise de quase 17 municípios. São mais de 70 apoiadores fazendo o evento acontecer e abrindo a Casa do Marquês para mostrarem a riqueza e a diversidade socioambiental da região. “Trata-se da construção de uma rede de pessoas físicas, empresas, iniciativa pública e do terceiro setor mobilizando a economia colaborativa”, diz Mônica Cabello de Brito, coordenadora geral da II Feira da Sustentabilidade.
Para a produtora executiva Valéria Freixêdas, este é um evento com potencial para despertar vários sentidos no público, mas, sobretudo, “compartilhar ideias e práticas sustentáveis que estão à disposição em nossa região e, cada vez mais, unindo pessoas para a construção de um mundo melhor”, enfatiza.






