
A Polícia Civil desencadeou uma operação, nesta segunda-feira (16), e desarticulou uma quadrilha acusada de roubar cargas em todo o Estado de São Paulo. Foram presos 17 integrantes do bando, com idades entre 20 e 35 anos. A ação foi deflagrada nos municípios de Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano, na Grande São Paulo.
A operação “Carga Segura II” aconteceu depois de dois meses de investigações de equipes do Núcleo de Furto e Roubo de Cargas da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, que contaram com interceptações telefônicas.
“Em virtude do excelente trabalho de investigação realizado pelos policias, essa operação foi muito positiva, pois serve para diminuir a frequência de roubos de carga não só nesses municípios, mas também em São Paulo”, disse o delegado titular da Seccional de Mogi, Marcos Batalha.
Durante a ação, foram cumpridos 17 mandados de prisão temporária contra os investigados e 29 mandados de busca e apreensão nas regiões. Parte de uma carga de roupas, roubada neste mês na Capital e avaliada em mais de R$ 49 mil, foi recuperada ao ser encontrada com um dos presos.
Entre os detidos, estão três homens apontados como os receptadores das cargas que a quadrilha roubava. Além das prisões, foram apreendidos 10 veículos – seis carros e quatro caminhões, além de diversos celulares e um aparelho que bloqueia sinais rastreadores.
De acordo com o delegado Batalha, o bando roubava cargas diversas, como ferro e produtos alimentícios, em todo o Estado de São Paulo.
A operação “Carga Segura II” contou com a participação de cerca de 120 policiais da região. A ação começou às 5 horas e terminou por volta das 13 horas desta segunda-feira (16).
.
APREENSÕES – A carga de roupas recuperada pela equipe foi encontrada na casa de um dos presos, no Jardim Camargo Novo, zona leste da Capital. A mercadoria havia sido roubada no dia 3, na Avenida Jacu Pêssego.
No município de Itaquaquecetuba, em um galpão, os policiais acharam seis caminhões, que eram utilizados pelos criminosos para fazer o transporte e armazenamento das cargas.
Os demais veículos recolhidos estavam nas casas dos detidos. A maioria dos presos já possui antecedentes por roubo – um deles é proprietário de um supermercado em Guaianases e outro de uma transportadora em Itaquaquecetuba.
O 18º e último integrante do bando, já identificado pelos policiais, não foi encontrado na operação, mas contra ele há um mandado de prisão temporária. A Polícia Civil prossegue com as investigações.






