A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba recebeu do Instituto Adolfo Lutz (IAL) os primeiros resultados de amostras de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) notificados em pacientes residentes do município, cujos materiais foram colhidos e enviados ao instituto para análise.
De acordo com nota divulgada nesta tarde (19) pela Secretaria de Saúde, até o momento, o município possui 94 notificações de SRAG. Entre os 27 resultados remetidos pelo IAL, 13 foram considerados negativos para os vírus da Influenza. Outros 14 tiveram resultado positivo para o vírus H1N1 (sendo 13 evoluindo para cura e um óbito confirmado).
Outras 67 notificações de SRAG estão em investigação e ainda dependem de confirmação laboratorial do IAL. Entre esses registros, 9 (nove) pacientes evoluíram para óbito.
O óbito confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz é de uma mulher, na faixa etária entre 50 e 59 anos, residente na região Central do município, que faleceu no mês de abril.
A Secretaria esclarece que os resultados dos exames dos casos notificados de SRAG no município dependem, única e exclusivamente, do IAL e que a Vigilância Epidemiológica tem realizado cobrança constante do instituto, inclusive com apoio da Vigilância do Estado de São Paulo, para recebimento, o mais rápido possível, dos resultados.