Um tornado passou nesta madrugada (05), em Campinas. Diversas casas foram destelhadas, árvores e placas arrancadas com a força do vento e dos ráios.
De acordo com a CPFL, 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica devido a forte ventania que atingiu até 120 km/h e derrubou pelo menos seis postes. Na manhã deste domingo, 30 mil pessoas ainda permanecem sem fornecimento de energia. Por volta do meio dia, esse número tinha caído para 20 mil e a previsão da empresa é de que o serviço seja restabelecido no final da tarde.
A cidade registrou alagamentos, destelhamentos, pânico, árvores caídas, falta de luz, ventania e duas pessoas ficaram feridas levemente.
Choveu 74 milímetros em aproximadamente 45 minutos, o equivalente ao que costuma chover durante um mês.
Pelo menos 43 árvores caíram sendo duas em cima de veículos. A região do Taquaral foi a mais atingida. O Galleria Shopping, por exemplo, cancelou o funcionamento neste domingo devido aos diversos estragos.
Novos temporais são esperados na cidade nos próximos dias.
.
Confira imagens do estrago causado pelo tornado apenas na região central da cidade:
.
NOTA DE SOLIDARIEDADE – O diretor-proprietário do PIRANOT, Júnior Cardoso, falou sobre o tornado através das redes sociais. “Tomei há pouco conhecimento sobre o tornado que passou e praticamente destruiu Campinas hoje pela madrugada. Deixo aqui registrado os meus mais profundos votos de solidariedade ao povo campineiro que também acessa o PIRANOT e que, de um ano para cá, vem fazendo cada vez mais parte do nosso noticiário.”, disse.
O portal de notícias tem projetos de expansão para Campinas e já trabalha com a segmentação de público há alguns meses.