Morreu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 72 anos, Orival Pessini, criador dos personagens Fofão, Patropi e Sócrates, depois de uma luta contra um câncer no fígado e no baço.
O humorista estava internado há duas semanas no Hospital São Luiz, em São Paulo, mas acabou não resistindo. Ele também chegou a ter câncer na garganta, do qual havia se recuperado.
Orival iniciou a carreira na TV Tupi, em 1963, com o programa “Quem Conta um Conto”, e, na década de 80, foi viver os macacos Sócrates e Charles no “Planeta dos Homens”, da Globo.
Entre 1983 e 1986, Pessini interpretou seu papel mais marcante, o Fofão, no infantil “Balão Mágico”. O sucesso foi tanto que, após o fim da atração, o comediante criou o “TV Fofão”, formato apresentado pelo personagem na Band.
Em 1988, Orival ingressou no cômico “Praça Brasil”, da Band, como Patropi, papel que depois viveu na “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo), “A Praça é Nossa” (SBT) e “Escolinha do Barulho” (Record).
Pelo Instagram, Simony, que atuou com Pessini no “Balão Mágico”, lamentou a morte do amigo. “Hoje é um dia tão triste, mas tão triste porque eu acabo de perder meu amigo, meu boneco que fez tanto minha alegria e a de muitas crianças. Orival Pessini eu te amo. Vai com Deus, meu amigão. Meu eterno Fofão”, escreveu a cantora.