“Em nossas vidas, temos vários tipos de problemas. Problemas pequenos, médios e grandes. Problemas fáceis e difíceis. Mas há também problemas insolúveis. Exemplo disto é a segurança publica. Ainda não há solução para a violência. E isto é um problema que envolve a todos.”
Foi assim que Cap. PM. Bessa começou as três palestras na qual totalizaram 400 alunos, todos do Centro Universitário SENAC – Águas de São Pedro, nesta terça – feira (18). A frente da 03ª Companhia da Polícia Militar de São Pedro desde janeiro deste ano, Bessa apresentou aos estudantes o “Vizinhança Solidária”, um tema que vem crescendo, quando o assunto é segurança.
Segundo o Capitão, Águas de São Pedro é uma cidade propicia para um melhor contato com os vizinhos. Estima – se que a cidade tenha 3.205 habitantes distribuídos em um espaço de 3,6 km². Ainda de acordo com Bessa, em um final de semana comum, a estância recebe em média de 5.000 turistas.
“Recebo muitos chamados por causa da perturbação de sossego. Sei que os jovens gostam de festas, porém ainda tem aqueles que vem para cá para buscar uma melhoria de vida. É preciso ter entendimento de ambas as partes, sem exageros.”, afirma. “Acredito que aqui em Águas ainda há espaço para um acordo. Vai fazer festa? Converse com os vizinhos.”
Vale lembrar que quem perturba o sossego do vizinho pode vir a receber prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa (Art. 42 da Lei das Contravenções Penais – Decreto Lei 3688/41)
“Nós não queremos tomar medidas drástica. Queremos apenas a solução, através de acordo. Amizade entre vizinhos fortalece ações e melhorias.”, comenta.
Estavam presentes também na palestra Sr. Pedro Yamamoto, presidente do CONSEG (Conselho de Segurança) na cidade e Walter da Jaws, presidente da ACASP (Associação Comercial de Águas de São Pedro).
Esta palestra foi uma ação conjunta entre a Policia Militar, o Centro Universitário SENAC – Águas de São Pedro, CONSEG e ACASP.
Por Tha Meitling