Nesta terça feira, ocorre as eleições presidenciais nos Estados Unidos. O republicano Donald Trump e a Democrata Hillary Clinton travam uma disputa direta para assumir a cadeira de presidente do país, no dia 20 de janeiro de 2017.
Mas, como acontece as eleições nos Estados Unidos? Entenda.
Nos Estados Unidos, o presidente não é eleito pelo voto direto, mas sim pelo colégio eleitoral. De acordo com a Constituição Americana, a escolha do presidente e de seu vice depende de delegados estaduais, estes sim escolhidos pelos eleitores.
Ou seja, no dia da eleição presidencial, cada eleitor votará em seu candidato a presidente. Este voto, ao contrário do que acontece no Brasil, não é computado diretamente, mas sim, escolhe uma comissão de delegados, na qual irão representar o seu estado no colégio eleitoral.
O partido do candidato que ganha a maioria dos votos no estado elege sua comissão e o candidato (ou candidatos) que perder naquele estado não ganha nenhum delegado. Na segunda-feira após a segunda quarta-feira de dezembro os delegados eleitos se reúnem na capital de seu estado para então escolher o presidente. Os delegados, então, poderão escolher qualquer nome, contudo, geralmente votam naquele que os elegeram.
Vale ressaltar que, para se candidatar a presidência dos Estados Unidos, o candidato deverá ter 35 anos de idade ou mais, ser nascido no país e viver lá por pelo menos 14 anos.
Por Tha Meitling