Os jogadores do Atlético Nacional já haviam dito que o titulo deveriam ser dado ao Chapecoense no mesmo dia do acidente com o avião que terminou com 71 mortos e seis feridos. Horas mais tarde, o próprio clube colombiano divulgou em nota oficial, por meio de seu site, que se dependesse deles o troféu ficaria com a Chape.
“Depois de estar muito preocupado pela parte humana, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar esse comunicado no qual o Atlético Nacional pede para a Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Associação Chapecoense de Futebol como louro honorário pela sua grande perda e em homenagem póstuma às vítimas do fatal acidente que deixa o nosso esporte de luto. Da nossa parte, e para sempre, a Chapecoense é a campeã da Copa Sul-Americana”, dizia parte do texto pelo Atlético Nacional.
Ontem, no horário que estava marcado o jogo entre os times, milhares de pessoas foram até o estádio Atanasio Girardot, em Medellin, para homenagear o Chapecoense. Na arena Condá, casa da Chape na competição, também teve homenagens.