
A Prefeitura de Piracicaba informou ontem (06), que não realizará o tradicional desfile das escolas de samba alegando fatores técnicos e jurídicos. Segundo o Poder Executivo, o governo Gabriel Ferrato não fez licitações de infraestrutura no período certo e o corte de despesas anunciado recentemente pelo novo prefeito, Barjas Negri, inviabilizaram a festa. O ex-prefeito nega. Não foi citado nada sobre o desfile de blocos como a “Sapucaia”.
A prefeitura, no entando, garantiu para as escolas que a festa será realizada em 2018. Para isso, foi criado um grupo de trabalho que se reunirá a partir de segunda-feira (09) com a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, no Engenho Central.
Ao longo do ano, as escolas de samba, em parceria com a Administração, realizará eventos em prol do Carnaval 2018. Rosângela também informou que pretende apresentar às escolas projetos de capacitação para seus integrantes. “O Carnaval é a maior festa popular do Brasil e não seria diferente em Piracicaba. Está na alma do brasileiro. É uma ação cultural, portanto é pertinente a busca de recursos por meio de leis de incentivo à cultura por renúncia fiscal. Estaremos tentando arduamente nesse sentido”, ressaltou a secretária.
O carnaval foi bastante criticado em 2016 quando foliões e a Polícia Militar entraram em confronto na dispersão do bloco “Sapucaia”. Na época, banheiros químicos foram depredados e diversos pessoas passaram mal com gás de pimenta e balas de borrachas disparadas contra a multidão.
.
RESPOSTA – Em nota, o ex-prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato rebateu as declarações divulgadas pela atual gestão e disse que fez o “trabalho de organização das licitações do carnaval de 2017 desde agosto de 2016.” e que “No final do ano de 2016, como aconteceu nos anos anteriores, encaminhou todas as licitações para a Secretaria de Finanças que deveria realizar a execução dessas licitações nas primeiras semanas de janeiro de 2017, como feito em anos anteriores.”, disse. “A decisão de realizar o evento ou não com base no orçamento é do atual governo.”, concluiu.
** Atualizada às 09h41 com a resposta do ex-prefeito.






