
A cultura piracicabana, com suas festas, danças e formas de expressão, será tema de uma feira cultural no Senac Piracicaba de 13 a 15 de fevereiro. O PiracuRtura é um evento aberto à comunidade, organizado pelos alunos do curso Técnico em Guia de Turismo com o objetivo de fomentar e destacar o cenário cultural do município, apontando a influência dos povos migrantes na vida da comunidade.
A atividade faz parte da proposta educacional do Senac Piracicaba de aliar o conhecimento teórico à prática profissional. “O objetivo do evento é fomentar e dar destaque à cultura da região de Piracicaba, que é um dos principais pontos de estudo, e tudo isso será utilizado profissionalmente pelo aluno na área do turismo”, explica Fabrício Medeiros, docente do Senac Piracicaba.

O jornalista, cronista, advogado e escritor Cecílio Elias Neto, autor do livro Dicionário do Dialeto Caipiracicabano, abre o evento dia 13, às 19 horas, com a palestra Cultura e Dialeto Caipiracicabano, no auditório da instituição. Na mesma data, das 20 às 22 horas, acontece a visita guiada apresentando os Povos que Imigraram para a região de Piracicaba, com os alunos do Técnico em Guia de Turismo.

No dia 14, terça-feira, a programação começa com a apresentação da Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba, às 19 horas, em seguida, às 19h30, o Grupo de Dança de Santana mostra danças típicas tirolesas, na sequência, às 20h15 é a vez do grupo Taiko Kyyryu Daiko e a programação se encerra com a Oficina de Turbantes, das 21 às 22 horas, coordenada pela docente de moda do Senac Piracicaba, Maria Amélia Klaus. Para esta atividade, os participantes deverão providenciar o próprio lenço para realizar as amarrações. A programação acontece no auditório da unidade.
No dia 15, às 19 horas, a Orquestra de Cordas Contemporânea de Piracicaba, composta por 40 integrantes, fará um concerto no auditório do Senac Piracicaba. A orquestra é regida pelo maestro João Marcos de Almeida e conta com a participação da cantora Eliette Santos. Na mesma data e local, às 20 horas, dançarinas do Stúdio de Dança Nádia Parrish mostram a dança do ventre.
Ainda no dia 15, às 20h30, teremos um bate papo sobre a Imigração Japonesa, Espanhola e Sírio-Libanesa, com o vereador e administrador de empresas, Pedro Motoitiro Kawai e a doutora em geografia pela Unesp e professora, Maria Dalva de Souza, que possui pesquisa acadêmica sobre o tema. Ambos vão abordar os processos imigratórios na região. A atividade também acontece no auditório do Senac Piracicaba.
A atividade de encerramento do PiracuRtura será a palestra O Desenvolvimento de Piracicaba no século XX, às 21h30, com Lucas Magioli, graduado em história pela Unimep e integrante do Memorial de Empreendedorismo da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). A atividade vai abordar a evolução da cidade e o empreendedorismo.
Mais informações podem ser obtidas no portal www.sp.senac.br/piracicaba, na unidade ou pelo telefone (19) 2105-0199.






