Maior tragédia de Piracicaba: queda do Comurba mata 54 pessoas no centro





A maior tragédia de Piracicaba aconteceu no dia 06 de novembro de 1964, há quase 55 anos atrás. Foi quando caiu o Comurba, uma espécie de Copam, que estava sendo erguido na Praça José Bonifácio. A coluna “Nossa História”do Jornal PIRANOT/PORJUCA vai relembrar este caso.

Foto: Reprodução

De acordo com registros da época, o prédio, que representava o progresso da pequena e pacata cidade do interior, começou a ser construído em 1950 e, em 1964, desmoronou na fase de acabamento. Ele tinha 22 mil m², 15 andares e ficava onde hoje é a Caixa e o Poupatempo.

A queda aconteceu por volta das 13h35 e formou uma nuvem de poeira que tomou toda a praça central da cidade. A construção abrigaria escritórios, lojas, apartamentos e até o Cine Plaza, cinema que ficava anexo ao prédio. Apenas uma parte do edifício ficou em pé, mas foi demolida em 1971.





No acidente, considerado o primeiro grande acidente da engenharia brasileira, morreram 54 pessoas. Entre os mortos estavam famílias inteiras.

Foto: Reprodução

O que motivou?

Materiais de baixa qualidade e cálculos errados podem ter contribuído para a queda do Comurba, mas as causas exatas não se sabe.

O socorro aos feridos

O resgate aos feridos contou com a ajuda de tratores de diversas empresas de Piracicaba e da região. Foram dias de buscas pelos corpos. Em uma época com pouca tecnologia, seja de comunicação ou ferramentas para o socorro, tudo era mais demorado e complicado.

Regresso econômico

Com a queda, Piracicaba passou seis anos sem construir prédios. Os moradores tinham medo de morar em algo que poderia cair igual o Comurba.

O que sobrou?

Diz a lenda que onde hoje funciona o Poupatempo Estadual é o que sobrou da grandiosa obra. Uma parte que ficou em pé foi demolida em 1971 e ajudou a população a esquecer a tragédia.

Documentário

Vencedor da Mostra Jaguatirica na Categoria Filhote como o melhor produto audiovisual entre o 2°, 4° e 6° semestre do curso de Rádio, TV e Internet – 14ª Mostra Jaguatirica, 2014, um documentário produzido por alunos da UNIMEP, em parceria com a LOC8 Produções, fala sobre o assunto.

Assista a seguir:





Sair da versão mobile