O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba, recebe amanhã (19), a exposição “Bonecas Antigas”.
A mostra traz bonecas do acervo pessoal da restauradora Cristina Paulon, e conta com 60 exemplares fabricados de 1890 até os dias de hoje.
Embora haja atualmente uma grande variedade de bonecas no mercado, de plástico às mais caras e colecionáveis, vale lembrar que a peça em si sofreu uma grande transformação no decorrer dos anos.
Toda essa mudança pela qual as bonecas passaram, não só num aspecto físico, mas principalmente num aspecto cultural e até social, poderá ser sentido nessa exposição.
São bonecas fabricadas no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros países, cada uma com suas particularidades.
Além de bonecas, a mostra exibirá ao público também vestidos antigos confeccionados para as bonecas.
De acordo com a curadora Cristina Paulon, a boneca do mundo ocidental surgiu no século XVIII, como manequim de casas de alta moda que atendiam aos interesses de uma classe abastada, nobre.
“No Brasil, as bonecas de fabricação caseira eram produzidas com massa de papel ou recheio de palha e as cabeças eram moldadas em massa e recobertas com gesso, além, é claro, das bonecas de pano”, conta ela. “Até chegarem às casas das famílias abastadas foi um longo caminho de adaptações e desenvolvimento de materiais e tecnologia”.
A mostra estará aberta ao público até o dia 27 de janeiro de 2018.
Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Inaugurado em 1957, o museu funciona na antiga residência de Prudente de Moraes, primeiro presidente civil do Brasil. Ali, ele não só residiu, mas também advogou de 1864 até sua morte.
Prudente de Moraes foi presidente de 1894 a 1898. Faleceu a 3 de dezembro de 1902, vitimado por uma tuberculose.
Exposição: Bonecas Antigas
Período: 19 de dezembro – 27 de janeiro
Local: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Endereço: Rua Santo Antonio nº 641, Centro, Piracicaba/SP
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e feriados das 9h às 13h.
Entrada franca
Para mais informações: (19) 3422-3069
O PIRANOT / PORJUCA tem mais notícias. Para lê-las, acesse nossa capa em www.piranot.com.br .
