O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), levantamento feito mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), apresentou uma pequena queda agora em dezembro.
A queda foi de 0,06% se comparado a novembro, fechando em 109,8 pontos.
O índice varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo), e apesar da queda, o otimismo do consumidor piracicabano segue intacto, visto que o valor continua acima de 100.
Outra retração registrada foi a do Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA). O ICEA passou de 86,5 para 81,6 pontos, indicando queda de 5,7%.
“A queda no ICC foi motivada por uma deterioração na confiança econômica atual”, comentou Itacir Nozella, presidente do Sincomércio Piracicaba. “Porém essa queda ainda não nos preocupa, haja visto que o ICEA vinha de três altas consecutivas e significativas”.
Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) apresentou aumento. O IEC passou de 126,5 em novembro para 128,6 pontos agora em dezembro, indicando aumento de 1,7%. Trata-se, aliás, da segunda alta consecutiva do IEC.
Índice de Confiança do Consumidor
Desde fevereiro de 2017, o ICC é apurado todos os meses pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba).
O objetivo é fazer um termômetro o mais próximo possível da realidade, levando em conta as condições econômicas das pessoas e suas expectativas quanto ao futuro.
O levantamento é feito a partir de uma coleta de dados com 601 consumidores do município.
Sincomércio Piracicaba
O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor varejista de sete cidades — Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha.
O Sincomércio foi fundado em 1942 e possui, atualmente, oito mil contribuintes.
O PIRANOT / PORJUCA tem mais notícias. Para lê-las acesse nossa capa em www.piranot.com ou clique aqui.