Por que os presos têm direito à controversa Saída Temporária?
PIRANOT
No Result
View All Result
  • Login
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories
PLANOS
CADASTRE-SE
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories
No Result
View All Result
PIRANOT
No Result
View All Result
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories
ADVERTISEMENT
Home Notícias Segurança, Sociedade e Bem-Estar

Por que os presos têm direito à controversa Saída Temporária?

Rafael Fioravanti by Rafael Fioravanti
3 de janeiro de 2018
in Segurança, Sociedade e Bem-Estar
A A
Share on FacebookShare on Twitter

A Saída Temporária (ou “Saidinha”) é uma coisa que divide opiniões, principalmente quando os presos são pegos novamente cometendo crimes.

Muitas pessoas são a favor dela, dizendo que essa é a única forma de manter os presos em contato com a sociedade (na esperança de uma ressocialização); já outros defendem a ideia de que os presos, ao saírem, aprontarão de novo aqui fora.

No Instagram siga @piranot

Foto: PIRANOT

Corpo é encontrado no Rio Corumbataí, em Piracicaba

9 de julho de 2025

Pitbull solto ataca homens em Piracicaba; veja o vídeo

9 de julho de 2025
ADVERTISEMENT

Indulto x Saidinha

Antes de tudo, faz-se importante dizer que uma coisa é diferente da outra.

Tem direito a sair das cadeias os presidiários que:

  • Estiverem cumprindo pena em regime semi-aberto;
  • Já tenham cumprido 1/6 dela (primário);
  • Já tenham cumprido 1/4 dela, em caso de reincidentes.

Para sair, essa autorização não vem só do diretor das unidades prisionais. A saída temporária se encontra expressa em lei, naquilo que chamamos de Lei de Execução Penal (LEP).

O preso encontrando-se nos parâmetros citados acima, é concedida a ele a saída temporária. As saídas duram uma semana e se dão em 5 ocasiões: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Finados e Natal/Ano Novo. Dessas cinco circunstâncias, eles podem sair em 4.

Já o “Indulto”, ao contrário, é um perdão da pena. Esse perdão configura que os presos que o recebem não têm que voltar à cadeia e tampouco cumprir pena após isso. O indulto anula quaisquer punições e é, por tradição, concedido pelo presidente por meio de um decreto.

Reincidência

Em 2017, o número de presos que saíram da cadeira e não retornaram aumentou 45,68% se comparado ao mesmo período do ano prévio. Os dados são da SAP, a Secretaria de Administração Penitenciária.

Pior que isso, só mesmo a reincidência no crime.

Em 28 de dezembro do ano passado, no Algodoal, um homem tentou fazer arrastão num ônibus e acabou morto pela polícia. O bandido era um beneficiado com “saidinha” e cumpria pena por roubo (relembre aqui).

No dia seguinte (29), uma residência no bairro Santa Rosa foi invadida e os criminosos deixaram toda uma família refém. O crime acabou sem vítimas, graças à intervenção da polícia, e, posteriormente, constatou-se que os bandidos também se encontravam sob o benefício da “saidinha” (relembre o caso aqui).

Há mais casos, e eles sequer precisam ser mencionados.

Essa reincidência pesada no crime fez com que na quinta-feira, 9 de novembro de 2017, a Câmara dos Deputados aprovasse o texto-base de um projeto de lei que torna as regras para a “saidinha” mais rígidas.

O texto não muda nada em relação a criminosos primários, mas defende que os reincidentes cumpram, ao menos, metade de sua pena antes de poder sair. E para casos de crime hediondo, exige que o réu primário cumpra ao menos 2/5 de sua pena; se for reincidente, 3/5.

O texto-base também visa a alteração do tempo em que os criminosos ficam fora da cadeira. Hoje, conforme já disse aqui, a saída temporária dura sete dias; se o texto for aprovado, será para apenas um dia.

O outro lado

Os defensores da “saidinha” dizem que o benefício é fundamental para que os presos criem laços, se reinsiram na sociedade e não voltem a cometer crimes.

“Imagine um homem preso por 10 anos, sem nenhum vínculo afetivo com ninguém”, indaga uma socióloga da Universidade Federal do ABC, defensora das saídas temporárias. “Ele vai voltar reintegrado à sociedade?”

Enquanto isso, o tema segue controverso…

O PIRANOT / PORJUCA tem mais notícias. Para lê-las, acesse nossa capa em www.piranot.com ou então clique aqui.

Tags: presossaída temporária

Últimas notícias

Mobilidade Urbana

Motorista foge após capotar carro e atingir dois veículos na Geraldo de Barros, em Piracicaba

by Júnior Cardoso
8 de julho de 2025
FOTO: Andrey Moral/PIRANOT
Piracicaba (SP)

Homem diz ter sido sequestrado por criminosos armados nas proximidades de bar de forró em Piracicaba

by Andrey Moral
8 de julho de 2025
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Piracicaba (SP)

Vítima é rendida, despida e agredida durante tentativa de roubo a residência em Piracicaba

by Andrey Moral
8 de julho de 2025
Foto: Reprodução
Brasil

Adolescente armado com faca invade escola, fere professora e mata criança

by Andrey Moral
8 de julho de 2025
Foto: PIRANOT
Estado

Menino morre ao cair do telhado de escola enquanto tentava resgatar pipa

by Andrey Moral
8 de julho de 2025
Load More

AVISO LEGAL:

Responsável por comercializar as marcas Júnior Cardoso, PIRANOT e JCARDOSO, a EJUCA informa que não se responsabiliza pelo conteúdo

ainda gerado pela geradora de conteúdo em Piracicaba/SP, e, em qualquer ‘necessidade’, ou suspeita, que ‘respingue’ ou ‘afete’ as marcas comerciais administradas por nós, cortaremos a “parceria”, “de boa vontade”, vigente”, em respeito aos nossos anunciantes e público.

Editorias

  • A Fazenda
  • Agendão PIRANOT
  • Agronegócio
  • Águas de São Pedro
  • Análises e Opiniões
  • Araras
  • Arte e Cultura
  • Artigo
  • Automóveis e Veículos
  • BBB
  • Big Brother Brasil
  • Blog da Raízen
  • Blogs
  • Brasil
  • Campinas
  • Capivari (SP)
  • Charqueada (SP)
  • Cinema
  • Colunas
  • Comércio e Indústria
  • Comércio e Serviços
  • Corpo e Jardim
  • Curiosidades
  • Dia de Sorte
  • Dupla Sena
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Educação Financeira
  • Eleições
  • Elias Fausto (SP)
  • Entretenimento
  • Entrevista PIRANOT
  • Erratas
  • Especial
  • Esporte
  • Estado
  • Famosos
  • Federal
  • Finanças
  • Finanças Pessoais
  • Institucional
  • Inteligência Virtual – IA
  • Interior paulista
  • Iracemápolis
  • Jogo do Bicho
  • Júnior Cardoso
  • Limeira (SP)
  • Loteca
  • Loteria
  • Lotofácil
  • Lotomania
  • Manchetes do dia
  • Mega-Sena
  • Meio-ambiente
  • Mercado de Trabalho e Vagas de Empregos
  • Mercado Imobiliário
  • Minas Gerais
  • Mobilidade Urbana
  • Mombuca (SP)
  • Mulheres
  • Mundo
  • Música
  • Necrologia
  • Negócios e Dinheiro
  • Nossa história
  • Notícias
  • Novelas
  • Piracicaba (SP)
  • Política
  • Política Piracicaba
  • Quina
  • Rafard (SP)
  • Reality-show
  • Região Intermediária de Campinas
  • Região Metropolitana de Piracicaba
  • Região Metropolitana de São Paulo e ABC
  • Rio Claro (SP)
  • Rio das Pedras (SP)
  • Saltinho (SP)
  • Santa Gertrudes
  • São Pedro (SP)
  • Saúde e Qualidade de Vida
  • Segurança, Sociedade e Bem-Estar
  • SENAI Piracicaba
  • Séries e Filmes
  • Super Sete
  • Tecnologia e Inovação
  • Tele Sena
  • Televisão
  • Tempo, Aquecimento Global e Mudanças Climáticas
  • Timemania
  • Viagem, Turismo e Gastronomia
  • Victor Palma
  • Vida Cap

Marcadores

A Fazenda BBB Caixa Econômica Federal Campinas COR Coronavírus Coronavírus Piracicaba Corujinha deu no poste deu no poste hoje Dólar Enquetes Escolha a data: Falecimentos FED Globo jogo do bicho Loteria Federal Loterias Caixa Lotofácil lotofácil hoje necrologia obituário Piracicaba polícia PPT PPT deu no poste PPT jogo do bicho pt ptm PTN PTV Quina quina hoje Record resultado lotofácil resultados Rio de Janeiro sbt Sorteios Tele Sena vagas Últimas notícias de Piracicaba Últimas notícias de São Paulo Últimas Notícias do Brasil

Portal e Jornal PIRANOT, orgulho de ser piracicabano. Uma marca Júnior Cardoso.

  • Facebook Curtidas
  • Youtube Inscritos
  • Pinterest Followers
  • Instagram Seguidores

Institucional

  • A História do PIRANOT
  • Promova sua marca no PIRANOT – Alcance milhões em Piracicaba e Região!
  • Como produzimos Notícias?
  • Envie sua Notícia
  • Fale conosco
  • Mapa do site
  • Termos de uso e Política de Privacidade no PIRANOT
  • Política de Privacidade
  • Expediente
  • Trabalhe Conosco

©℗®™ 2011 - 2024

Todos os direitos reservados à

EMPRESA JÚNIOR CARDOSO LTDA ME

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories

© 2023/2024. Todos os direitos reservados para a Empresa Júnior Cardoso LTDA ME.