
Os moradores de Piracicaba podem ficar tranquilos em relação à febre amarela, pois a cidade continua fora das áreas endêmicas.
Por isso, apesar do Estado de São Paulo constar na área de risco (aos olhos da Organização Mundial da Saúde), isso não altera em nada a vacinação na cidade.
Vale informar também que, aqui em Piracicaba, nenhum caso de febre amarela foi registrado até o presente momento.
Acatando às dúvidas de muitos leitores do PIRANOT, segue explicação completa no que concerne à vacinação.
Quem deve tomar a vacina para a febre amarela?
- Pessoas que moram na zona rural de Piracicaba ou que se deslocam frequentemente para essas áreas;
- Pessoas que viajarão às áreas endêmicas (ver ao fim desta matéria quais são as cidades endêmicas);
- Pessoas que farão viagem para o exterior (a vacina deve ser tomada dez dias antes da viagem).
Quem pode tomar a vacina?
- Bebês com mais de um ano de idade e pessoas até os 60 anos;
- Pessoas com mais de 60 anos, com boa saúde, e que se deslocarão para áreas endêmicas (porém, recomenda-se que, antes, consulte um médico);
- Crianças que foram vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba ou catapora, devem aguardar um período de 4 semanas para tomar a vacina contra a febre amarela, pois as doenças citadas acima são de vírus atenuados e vivos.
Quem não pode tomar a vacina?
- A vacina é proibida para bebês com menos de 6 meses (a única forma de protegê-los é através de mosqueteiros);
- Gestantes e mulheres em fase de amamentação também não devem tomar a vacina;
- Pessoas com imunossupressão causada por doenças ou medicamentos também não devem tomar a vacina.
Vacinação em Piracicaba:
A dose da vacina em Piracicaba continua sendo de 0,5 ml, por via subcutânea e válida para a vida toda.
O fracionamento da vacina — que está está ocorrendo em cidades próximas àquelas que ocorreram morte por febre amarela — é uma estratégia de prevenção contra a possibilidade de epidemia, visto que a vacina fracionada protege a população da doença por um período de, no mínimo, 8 anos. Através do fracionamento, possibilita-se a imunização de toda a população desses municípios.
Vale lembrar: como Piracicaba está fora das áreas endêmicas, não há necessidade de vacinação em massa. Isso torna-se o fracionamento necessário também aqui no município.
Outro ponto a se observar: como Piracicaba não está na lista das cidades que receberão a vacina fracionada, não há nenhuma previsão de campanha por aqui.
Lista de cidades do Estado de São Paulo onde se tomará vacina:
- Alambari;
- Aparecida;
- Arapei;
- Areias;
- Bananal;
- Bertioga;
- Caçapava;
- Cachoeira Paulista;
- Canas;
- Caraguatatuba;
- Cruzeiro;
- Cubatão;
- Cunha;
- Diadema;
- Guaratinguetá;
- Guarujá;
- Igaratá;
- Ilhabela;
- Itanhaém;
- Itapecerica da Serra;
- Jacareí;
- Jambeiro;
- Lagoinha;
- Lavrinhas;
- Lorena;
- Mauá;
- Mongaguá;
- Monteiro Lobato;
- Natividade da Serra;
- Paraibuna;
- Peruíbe;
- Piedade;
- Pilar do Sul;
- Pindamonhangaba;
- Piquete;
- Potim;
- Praia Grande;
- Queluz;
- Redenção da serra;
- Ribeirão Pires;
- Rio Grande da Serra;
- Roseira;
- Santa Branca;
- Santo André;
- Santos;
- São Bento do Sapucaí;
- São Bernardo do Campo;
- São José do Barreiro;
- São José dos Campos;
- São Lourenço da Serra;
- São Luís do Paraitinga;
- São Sebastião;
- São Vicente;
- Sarapuí;
- Silveiras;
- Taubaté;
- Tremembé;
- Ubatuba;
- Votorantim.
O PIRANOT / PORJUCA tem mais notícias. Para continuar lendo, clique aqui para acessar a nossa capa.
E não se esqueça também de baixar aqui o nosso aplicativo em seu celular para receber notícias importantes da cidade em tempo real.






