O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) começou na semana passada a colocação de placas de advertência nas bicas de toda a cidade. Segundo o órgão, das 17 bicas aproximadamente existentes no município, apenas uma possui água própria para o consumo.
“Todo ano, a Pasta faz a recolocação dessas placas”, comentou José Rubens Françoso, presidente do Semae. “Mas elas sempre são arrancadas por vândalos ou por pessoas que não querem deixar de fazer uso dessa água”.
Ainda de acordo com Françoso, o Semae analisa as bicas mensalmente. Como a cidade cresceu muito rápido (e nem sempre de maneira controlada), muitas bicas acabaram ficando contaminadas com o passar do tempo. Em algumas bicas, inclusive, o Semae constatou até a presença de coliformes fecais.
“O consumo dessa água contaminada pode causar gastroenterite (infecção intestinal) com diarréia, vômito e dor abdominal”, comentou Anay Ferrer, médica e coordenadora da Atenção Básica da cidade. “Em casos mais graves, o consumo inapropriado dessa água pode até causar inclusive diarréia com sangue.”
A população precisa ser alertada, só assim é possível de se fazer um trabalho de prevenção. O consumo de água contaminada está ligado também à hepatite A.
Onde estão as bicas contaminadas?
- Rua Silva Jardim nº 1417, Bairro Alto;
- As 7 bicas da Avenida Francisco de Souza esquina com a Travessa Santa Cecília, no Nhô Quim;
- As 4 bicas da Avenida Francisco de Souza, em frente ao número 415;
- Bica da Rua João Alves de Almeida nº 79, na Vila Fátima;
- Bica da Estrada do Bongue, em frente à Área de Lazer do Trabalhador, no Castelinho;
- Bica da Rodovia Piracicaba – Limeira, próxima ao anel viário (Copersúcar);
- Bica da Rua Santa Olímpia, na comunidade tirolesa, ao lado do restaurante Cucagna Secos e Molhados e da escada da Via Sacra.
Qual bica ainda é própria para consumo?
De acordo com o Semae, a única bica da cidade apta para consumo é a da Rua Glória, esquina com a Avenida Doutor Paulo de Moraes — ao lado do varejão.

O PIRANOT / PORJUCA tem mais notícias. Para continuar lendo, clique aqui e acesse a nossa página inicial.
E não se esqueça também de baixar aqui o nosso aplicativo para celular, só assim você receberá notícias importantes da cidade em tempo real.






