A cidade de Piracicaba registrou dois casos de desaparecimento neste final de semana passada. O primeiro caso ocorreu no sábado, dia 03 de fevereiro, no bairro Pompéia; enquanto o segundo ocorreu no bairro Cidade Alta, na madrugada do mesmo dia.
O primeiro desaparecido é o desempregado Paulo Henrique Vieira de Souza, de 30 anos. Ele foi visto pela última vez por volta das 20h30, no bairro Sol Nascente, ocasião em que informou sua família que iria até à casa de sua mãe, em Itirapina.
Daí em diante, ele nunca mais foi visto.
O declarante — pai da vítima — disse que o desaparecido é um homem branco, de cerca de 1,70 metro de altura, cabelo curto e de barba.
O declarante comentou também que Paulo faz uso de bebida alcoólica esporadicamente e, talvez, faça uso também de entorpecentes.
Já o segundo desaparecimento se deu na madrugada do dia 3, no bairro Cidade Alta. A adolescente Ana Beatriz Aparecida Xavier Brito, de 15 anos, foi vista pela última vez na casa da avó. Ela reside com a avó já há oito anos, e naquela madrugada, fugiu deixando um bilhete dizendo que “queria viver sua vida, pois vivia muito presa em casa”.
A adolescente fugiu e levou todos seus pertences, incluindo roupas, calçados e maquiagem.
A desaparecida é magra, possui aproximadamente 1,60 metro de altura, cabelo ruivo e olhos castanhos. A declarante comentou também que a garota não é usuária, não possui celular, nem redes sociais.
Como proceder em casos de desaparecimento?
Desde 2014, cerca de 26 mil pessoas desapareceram aqui no Estado de São Paulo.
Só foi graças a um programa criado pelo governo do Estado que essa realidade horrível pôde ser contornada.
Com o Programa São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes, das 26 mil pessoas desaparecidas desde 2014, 24 mil foram reencontradas.
Mas afinal, você já sabe o que fazer para comunicar o desaparecimento de alguém?
Em caso de você ser pai (ou responsável) pelo desaparecido
Ao constatar que criança ou adolescente está desaparecida, entre rapidamente em contato com a Polícia Militar através do número 190.
À polícia, descreva as características do desaparecido e o local onde se deu o desaparecimento.
Em seguida, não se esqueça de registrar um B.O (Boletim de Ocorrência) na Delegacia da Polícia Civil mais próxima de você.
Para ajudar a equipe da polícia, é sempre bom trazer fotos recentes do desaparecido.
Ao fim da realização do B.O, informe à delegacia todos os seus contatos para que eles possam entrar em contato com você. Tenha em mente que nenhum B.O referente a desaparecimentos é emitido sem uma entrevista telefônica feita por uma equipe da polícia, por isso seus números de contato são importantes.
Para ajudar nas buscas, é importante que você envie alguma fotografia da pessoa desaparecida à Delegacia de Pessoas Desaparecidas, através do e-mail: pessoasdesaparecidas@ssp.sp.gov.br
Caso o desaparecido seja encontrado
Nesses casos, é obrigatório comunicar o reaparecimento à Delegacia Eletrônica (pela internet), na opção “Encontro de Pessoa”.
Como prevenir o desaparecimento de alguém?
- É importante que, desde cedo, os pais orientem seus filhos a nunca aceitar carona de desconhecidos;
- Diga às crianças para evitar falar com quem elas não conhecem, além de nunca aceitar doces, dinheiro ou presentes;
- Oriente as crianças também para que elas nunca revelem seus dados (telefone ou endereço) a quem elas não conhecem;
- É fundamental que as crianças saibam como fazer para entrar em contato com seus pais ou responsáveis;
- E o mais importante: diga às crianças para sempre comunicar seus responsáveis em casos de atitudes suspeitas.
Quer saber o que acontece na cidade em tempo real? Então clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informados.