Na manhã de ontem (19), a Prefeitura de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) assinaram os termos de parceria do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumdeca) estabelecidos para este ano.
Com a parceria, 18 projetos sociais foram aprovados e serão executados por 12 entidades do município. Os termos indicam o repasse de R$ 2.054.250,75 e mais de 1.550 pessoas beneficiadas pelos projetos.
Em sua maior parte, os projetos visam estimular a autonomia de crianças e adolescentes com deficiência, medidas socioeducativas; aprendizagem profissional; ajuda no enfrentamento à violência, exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes; e proteção e defesa de direitos baseados na cultura, esporte e lazer.
“A gente sabe que muitas das entidades são movidas pelo trabalho voluntário, feito com amor e dedicação. Por isso, precisamos valorizar a dedicação dessas pessoas. Nenhuma entidade, hoje, é completa sem a ação voluntária”, comentou o vereador Osvaldo Schiavolin, o “Tozão”, presente no evento.
Na ocasião, o prefeito Barjas Negri disse também que é importante que as pessoas façam doações às entidades sociais, pois colabora com o trabalho dessas entidades e ajuda na execução dos projetos. “Imagina se [cada um] doasse R$ 100 reais, o volume de recursos que iria para o Fumdeca e para as crianças e adolescentes?”
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, afirmou também que a opção de empresas e pessoas pelo Fumdeca é pela certeza que os recursos têm destinação correta. “Quando a pessoa física ou jurídica contribui com o Fumdeca, deixando parte do imposto de renda devido no município, ela tem certeza de que seu imposto está sendo investido nas crianças e adolescentes de Piracicaba”, comentou.
O encontro ocorreu no Auditório do Museu da Água, em Piracicaba.
Acompanhe o Piranot
Quer saber o que acontece na cidade em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.