Conforme o jornal PIRANOT noticiou ontem (1), foi confirmado nesta semana que um homem morreu em decorrência da febre amarela aqui em Piracicaba. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal do município.
A vítima começou a apresentar os sintomas da doença no dia 22 de janeiro e entrou em óbito no dia 25 do mesmo mês. A causa da morte só foi divulgada anteontem, no dia 28 de fevereiro. Embora muitas pessoas tenham criticado a demora no anúncio da causa da morte, vale lembrar que isso só ocorreu por conta da espera pelo resultado dos exames. O homem estava internado na Santa Casa, e todos os exames feitos nele tiveram de ser encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz para análise. Por conta disso, o resultado positivo para a febre amarela só saiu nesta semana.
Embora a Secretaria Municipal de Piracicaba tenha confirmado que o homem morreu aqui na cidade em decorrência da doença, ela não divulgou nome, idade nem endereço da vítima.
Na manhã desta sexta-feira (2), a Prefeitura de Piracicaba divulgou informações atualizadas a respeito da doença. Segue abaixo.
Quem precisa tomar a vacina contra a Febre Amarela?
- Pessoas que moram na zona rural de Piracicaba ou se deslocam com frequência para essa área;
- Quem vai viajar para as cidades que estão nas áreas endêmicas, ou ainda, quem vai fazer viagem internacional a países que exigem a vacina;
- Vale observar que a vacina deve ser tomada dez dias antes da viagem, que é o tempo necessário para a imunização.
Quem pode tomar a vacina?
- Bebês após os 9 meses e pessoas até os 60 anos podem ser vacinadas;
- A pessoa a partir dos 60 anos que tenha boa saúde, não tenha sido vacinada e que precisa viajar para uma zona de perigo, poderá tomar a vacina. Entretanto, faz-se necessário, antes de qualquer decisão, procurar um médico, pois ele poderá esclarecer qualquer dúvida e avaliar o paciente;
- As crianças que foram vacinas contra sarampo, rubéola, caxumba ou catapora, devem aguardar um período de 4 semanas para tomar a vacina contra a febre amarela, pois essas doenças citadas são de vírus atenuados e vivos.
Quem não pode tomar a vacina?
- A vacina é proibida para bebês com menos de 6 meses. Assim, o único jeito de protegê-los é através de mosqueteiros (também recomenda-se o uso de telas e repelentes de tomadas). Se você optar por repelente de tomada, é necessário que o dispositivo esteja a, no mínimo, dois metros de distância do berço;
- A vacina é contraindicada para dois tipos de mulheres: as gestantes e as que amamentam crianças menores de 6 meses. Todavia, sob liberação médica, pode surgir exceções;
- Existe também contraindicação àqueles que possuem imunossupressão causadas por doenças ou medicamentos. Isso vale também às pessoas com alergia a gelatina, proteína do ovo e o antibiótico eritromicina.
Como obter o certificado de vacinação para viagem internacional:
As pessoas que farão viagem internacional e precisa do “Certificado Internacional de Vacinação”, devem entrar no site www.anvisa.gov.br/viajante, realizar o “pré-cadastro” e depois comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) Independência.
A UBS fica na Rua Pedro Chiarini nº 144, e funciona de segunda ou sexta-feira, das 13h às 15 horas. É necessário levar a carteirinha de vacinação (com a dose da vacina febre amarela registrada), documentos pessoais com foto e comprovante de endereço.
A emissão do certificado é feita exclusivamente a residentes de Piracicaba, com comprovante de viagem internacional.
Ontem, o jornal PIRANOT divulgou também a lista dos locais onde se pode tomar a vacina. Segue abaixo.

Quer saber o que acontece na cidade em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.






