Áudio que viraliza em redes sociais não surgiu em Piracicaba

Foto: Divulgação.




Está circulando pelo aplicativo WhatsApp desde semana passada, um áudio onde um padre alerta a população sobre um surto de gripe. Segundo ele, a epidemia de gripe aconteceria neste outono/inverno.

No áudio, o padre ainda comenta que entrou em contato com um amigo infectologista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) onde, supostamente, esse infectologista teria confirmado a ele que o surto de H3N2 seria forte.

Como o jornal PIRANOT vem recebendo bastante mensagens de leitores, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa de Piracicaba para confirmar a veracidade da história. Em conversa com Nilma, ela nos confirmou que o áudio não saiu da Santa Casa daqui do município e que ela desconhece tal informação.





Nilma, a assessora da instituição, disse ainda que recebeu o áudio e que os nomes mencionados na gravação — Nilton Costa e Crespo — não são daqui de Piracicaba. Costa é secretário de saúde do município de Sorocaba; Crespo, o prefeito.

Entramos em contato também com Lucas, assessor de imprensa da Santa Casa de Sorocaba, e eles nos confirmou que o áudio realmente surgiu ali na cidade. Segundo ele, “esse áudio era para ter sido enviado apenas para um grupo do conselho [de médicos da Sta Casa de Sorocaba], mediante a preocupação do padre. Porém, o áudio vazou e tomou essa proporção”.

Lucas disse ainda que o conteúdo da gravação “não é um assunto irreal”, e que o povo precisa se cuidar. Ele comentou também que não sabe se o vírus do H3N2 pode chegar a Piracicaba.

H3N2

Influenza A subtipo H3N2, também conhecido como H3N2, é um subtipo de Influenzavirus A, e um dos vários subtipos de vírus que causa a influenza (gripe).





Como prevenir-se do H3N2?

Visto que trata-se de um vírus, é necessário que a população tome alguns cuidados. Entre eles:

Quer saber o que acontece em Piracicaba e região em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.





Sair da versão mobile