Começa na segunda-feira, dia 23 de abril, a campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza. Em Piracicaba, o lançamento será feito às 14 horas desse mesmo dia, no Lar Betel, com a vacinação dos idosos da unidade pelas equipes da Vigilância Epidemiológica (VE).

Posteriormente, todas as 71 unidades da Atenção Básica estarão oferecendo a vacina de segunda a sexta-feira. Os Centros de Referência em Atenção Básica (CRAB) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 08h às 15 horas; já as Unidades de Saúde da Família (USF) funcionarão das 08h às 16 horas.
No ano passado, estabeleceu-se grupos prioritários, a fim de otimizar o atendimento nos postos de saúde e diminuir as filas para a vacina. Neste ano, o processo será o mesmo: a partir de 23 de abril, trabalhadores da saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais poderão se vacinar. A partir de 02 de maio, poderão estar tomando a vacina crianças, gestantes e puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto). A partir de 09 de maio, pessoas com comorbidades, professores da rede pública e privada também poderão estar sendo imunizados.
Apesar da campanha de vacinação ter início na segunda, faz-se necessário também se atentar a alguns fatores. Vide abaixo.
Quem pode ser vacinado?
- Crianças entre seis meses e cinco anos de idade;
- Gestantes (em qualquer idade gestacional);
- Puérperas (mulheres até 45 pós o parto);
- Trabalhador de Saúde (serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade);
- Professores (todos de escolas públicas e privadas);
- Povos indígenas;
- Indivíduos com 60 anos de idade ou mais;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade.
Quem não pode ser vacinado?
A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina.
O que devo fazer para me prevenir?
- Proteja o nariz e a boca (cubra-os ao tossir e espirrar);
- Se necessário, faça uso de lenços descartáveis;
- Evite ficar passando a mão na boca e no nariz;
- Lave as mãos com água e sabão regularmente — faça uso também de álcool gel 70%;
- Faça a renovação do ambiente de sua residência ou local de trabalho, abrindo as janelas para o ar fresco entrar;
- Evite ficar muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;
- Mantenha hábitos saudáveis, como boas refeições, boas noites de sono e exercícios físicos regulares.
Gripe
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza e sua transmissão se dá através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão pode acontecer também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz.
Os sintomas mais comuns da gripe são febre, dores no corpo e mal estar. Quem for acometido por algum desses sintomas, deve procurar um médico. Nunca se automedique.
A gripe pode matar e traz perigo a crianças, idosos e doentes crônicos.
Acompanhe o Piranot
Quer saber o que acontece em Piracicaba e região? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.