A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), começou a instalar torneiras antivandalismo em áreas públicas de toda a cidade, tais como parques e centros de lazer. A ação é um combate à frequente onda de vandalismo.

Além de serem alvos constantes de furtos e depredações, as torneiras de áreas públicas não são fechadas da maneira correta após a utilização. Resultado? A Prefeitura se vê quase todos os meses enfrentando grande desperdício de água potável.
Por isso, além de inibirem ações de furtos, as torneiras antivandalismo estão sendo empregadas também com o propósito de economizar água. Com a implementação delas, a Prefeitura espera reduzir o desperdício em 70%.
A economia de água acontece, pois essas torneiras antivandalismo contam com um sistema de acionamento hidromecânico, que evita o desperdício; após seis segundos acionadas, elas desligam automaticamente. Outro ponto positivo a favor dessas torneiras é seu acabamento cromado biníquel, capaz de conferir a ela alta durabilidade e maior resistência à corrosão.
Investimento
Entre outubro de 2017 e abril deste ano, foram instaladas torneiras antivandalismo em bebedouros de três áreas de Lazer: no Parque Piracicaba, localizado à Rua Ipeúna; no espaço da Avenida Corcovado, esquina com a Rua Nilo Peçanha, no bairro Vila Sônia; e também no Residencial Eldorado, localizado à Rua Divinolândia, no bairro Cecap.
Nas palavras do engenheiro da Sedema, Márcio Antonio Maruko, essa implantação é mais que importante. “Os impactos do desperdício traduzem-se à redução do abastecimento de água”, comenta. “Por isso, a racionalização de água no ambiente público se mostra eficiente a partir da adoção de práticas conservacionistas, como o uso de materiais que diminuem o desperdício e dificultam atos de vandalismo”.
Acompanhe o Piranot
Quer saber o que acontece em Piracicaba e região? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.

