Um paraquedista morreu na manhã desta sexta-feira (15), após cair na pista de pouso do Aeroporto de Piracicaba. O acidente ocorreu por volta das 09h30.
De acordo com informações apuradas pelo Jornal PIRANOT, um grupo argentino fazia treinamento no local no momento do acidente. Como tratava-se de um treinamento, o paraquedista chegou a executar o salto e as manobras com sucesso, porém calculou mal o pouso e sofreu a queda. Ele não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito ainda no local.
A vítima fatal é Alejandro Strada, de 49 anos. De acordo com seus amigos, o paraquedista era experiente, estava na atividade já há mais de 30 anos e possuía mais de quatro mil saltos. Sua família ainda se encontra na Argentina.
“Ele era argentino, mas vinha constantemente treinar aqui no Brasil”, comentou Mauricio Amaral, amigo da vítima. “No paraquedismo existem várias fases — primeiro você sai do avião, depois fica em queda livre, abre o paraquedas, navega e finalmente pousa no chão. Ele chegou a fazer o pouso, mas cometeu algum erro e caiu no solo”.
Em relação ao acidente fatal, Mauricio frisa que a manobra que Alejandro executava era de alta complexidade, por isso as chances de um acidente sério eram maiores. “Vale ressaltar que o pouso que ele fez é de alta performance, o que significa que ele deveria fazer uma série de giros e realizar o pouso em alta velocidade. A técnica é arriscada, porque ao realizar a série de giros, você precisa calcular a altura com a velocidade e ainda adicionar nessa conta o tempo de recuperação do paraquedas. Se você errar esse cálculo, acaba batendo”.
Apesar do ocorrido, Mauricio aproveita para reforçar a segurança que envolve o esporte. “O paraquedismo é seguro, é que o tipo de pouso que ele fez é de alta performance e nem todos esportistas o fazem. Esse salto só faz quem quer”.


Mais PIRANOT e PORJUCA para você:
>>> Receba alertas de notícias na tela do seu celular. Instale o app do PIRANOT clicando aqui.
>>> Envie informações e reclamações do seu bairro/cidade. No grupo de interação do PIRANOT / PORJUCA você tem voz. Clique aqui e acesse.
>>> Continue lendo as notícias de Piracicaba acessando, diariamente, o www.piranot.com
>>> Leia o nosso conteúdo nacional acessando nosso novo projeto, o PORJUCA. O endereço é www.porjuca.com
>>> Assista aos vídeos das nossas reportagens no Youtube: clicando aqui.
>>> Nós estamos no Twitter. Clique aqui e nos siga! (@piranot_porjuca)