O Jornal PIRANOT / PORJUCA conseguiu, com exclusividade, ter acesso ao boletim de ocorrência da tentativa de chacina que terminou com um homem morto e duas mulheres baleadas na noite de ontem (16), no bairro Vila Fátima, zona norte de Piracicaba.
De acordo com o documento, as mulheres sobreviventes contaram para a polícia que estavam em um campo de futebol do bairro quando dois homens armados em um carro Chevrolet Astra preto se aproximaram e obrigaram elas e mais dois homens, cuja identidades não souberam informar, a seguir viagem com eles até um terreno baldio da Rua Antônio Bergamo, na Vila Nossa Senhora Aparecida.
Lá os quatro foram levados para um matagal e alvejados com vários tiros. O primeiro morreu e as duas mulheres foram baleadas na boca e no pulso. A quarta vítima não foi localizada até então pela polícia.
O corpo do homem foi periciado ainda no local dos fatos e encaminhado ao IML. Ele estava sem documentos.
Os assassinos fugiram e não foram presos. As vítimas não souberam informar quem são eles.
Após serem baleadas, as mulheres conseguiram correr até suas casas e pedir ajuda aos familiares. Uma delas foi encaminhada para a UPA da Vila Rezende e a outra para o Hospital dos Fornecedores de Cana.
A Polícia Civil acionou a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), que vai assumir o caso e investigar o crime. Não se sabe ainda o que motivou a tentativa de chacina.
Imagem exclusiva
O Jornal PIRANOT obteve junto as suas fontes uma imagem exclusiva do momento em que a funerária coletava o corpo da vítima fatal da chacina. Veja a seguir:
Entenda o que é uma chacina
Chacina é a ação de matar várias pessoas ao mesmo tempo, uma forma de assassinato cruel e brutal, caracterizado também como um massacre.
No significado original, chacina quer dizer o esquartejamento e matança de suínos e bovinos, principalmente o processo de “curar” ou “salgar” a carne de porco. O ato de matar esses animais era sempre muito violento, pois eram desmembrados e cortados aos pedaços.
Os assassinatos de muitas pessoas juntas, de modo cruel, lembrava a cena sanguinária do abate dos animais, fazendo com que a palavra chacina começasse a ser utilizada para classificar este tipo de crime.
Etimologicamente, o termo “chacina” se originou a partir do latim vulgar siccina, que significa “carne seca”. Entre alguns dos sinônimos mais comuns de chacina, destaca-se: carnificina, matança, morticínio, hecatombe e fuzilamento.